MOEDAS DE NAUFRÁGIO OCORRIDO EM 1715 Um raro achado numismático!

 


Esse Raro “aglomerado” de moedas que ilustra a postagem foi cunhado na Casa da Moeda do México e possuem os valores faciais de 4 e 8 reales. Essas moedas foram recuperadas de um naufrágio ocorrido em 1715.


Como colecionador de moedas e historiador, sou fascinado por moedas oriundas de naufrágios, escavações ou qualquer outra forma de achado. Também sou apaixonado pelos belos designs e pela emoção de poder contemplar peças únicas. Ver uma moeda antiga e de extrema relevância, significado histórico e raridade, é especialmente prazeroso. Foi assim que me senti quando pude ver a noticia desse achado no site da PCGS. Fiquei horas olhando para esse belíssimo achado!


As moedas “cob” ou “macuiquinas” fazem parte de uma área da numismática que está explodindo em popularidade, especialmente nos Estados Unidos, são moedas de ouro e prata coloniais espanholas. As moedas apresentadas em nosso vídeo irão falar por mim e trazer até vocês um pouco dessa emoção em ver algo tão importante e carregado de história.



As descobertas de naufrágios famosos encontrados na costa leste dos EUA, tem ajudado a fomentar o sucesso dessas moedas entre os colecionadores americanos. Naufrágios como o Plate Fleet de 1715 que citamos, o Nuestra Señora de Atocha e o Whydah , são outros igualmente importantes e que já rederam ótimos achados numismáticos.


Infelizmente os valores não são acessíveis para moedas desse nível e esse material do naufrágio de 1715 e outros, tem disparado nos últimos anos. Com base nas tendências atuais, e a demanda por moedas de prata e ouro de naufrágios, veremos os valores subindo cada vez mais.


Para termos uma ideia do quanto esse mercado de moedas de naufrágio está sendo explorado, recentemente foi descoberto o San José, um galeão espanhol de 62 canhões afundado pela Marinha britânica em 1708 na costa da Colômbia. Este naufrágio é amplamente conhecido como o “Santo Graal” dos naufrágios e acredita-se que contenha um tesouro avaliado em mais de 17 bilhões de dólares. Acredita-se que grande parte sejam milhares de escudos de ouro do início do século XVIII cunhados no Peru e na Bolívia.


Quando se trata da tradição de tesouros perdidos, batalhas navais, expedições e façanhas de piratas, nada faz a imaginação de um colecionador voar mais alto do que segurar uma moeda dessas, mas infelizmente é preciso ser curador de museu ou muito rico para ter uma!


“COB”: vem da frase espanhola “cabo de barra”, que significa “fim da barra” – referindo-se à peça cortada da ponta de uma prata grosseiramente derramada. ou barra ou pulseira de ouro. Alguns acreditam que eram conhecidas nas colônias espanholas como “monedas”, que significa “dinheiro” ou “moeda”.


“MACUQUINA”: termo utilizado pelos quíchuas (povo indígena do Peru e da Bolívia) que significa fabricar martelando. Diz-se que os colonos espanhóis tiveram muitos outros nomes para o que conhecemos como popularmente como “moedas”.


As moedas que ilustram essa postagem são de propriedade de Sean Rich, da Tortuga Trading, Inc. e as belíssimas imagens, assim como o vídeo desta postagem foram feitos por Josh Scott. Também contamos com os créditos da PCGS.

Inscrição no canal Diniz Numismática

Conheça nosso canal no YouTube!

Clique no botão abaixo para se inscrever em nosso canal e acompanhar conteúdos sobre moedas, notas e também saber quanto vale as moedas que você tem em suas mãos.

Postagem Anterior Próxima Postagem