Série - Curiosidades Monetárias


Quando se fala em dinheiro, é normal que nos venha á mente a figura de uma peça metálica, em forma circular, ou de uma nota de papel. Entretanto para demonstrar que essa imagem nem sempre corresponde à realidade selecionamos algumas imagens de peças que fogem à regra geral. Tais peças chamam atenção para alguns aspectos curiosos ou incomuns, seja pelo formato, pelo conteúdo ou pelo histórico que ostentam.

Moedas da China
As moedas chinesas possuem grande papel dentro da magia oriental. São usadas tanto no Feng Shui como no I Ching.


Todo mundo já deve ter visto uma réplica em qualquer loja de artigos orientais: são redondas, com um furo quadrado no meio; um lado possui quatro kanjis e o outro possui dois.
O formato redondo, o círculo, é figura do Céu, enquanto o furo quadrado representa a Terra. A face que possui 4 kanjis é a face Yang, e a face de 2 é Yin.



As três moedas são um dos mais poderosos símbolos de riqueza, principalmente quando amarradas com fitas vermelhas, e representam a sorte nos três tipos do tao: o Tao da Terra, o Tao do Homem, e o Tao do Céu.
As moedas podem ser usadas no I Ching em sua forma oracular, ou no Feng Shui, amarrando-as com a fita vermelha com a face yang para cima, pendurando-as atrás da porta de casa ou aguardando-as dentro da carteira para trazer prosperidade.
As que são cunhadas com valor monetário possuem um lado com quatro kanjis, que geralmente indicam o nome do Imperador da época que foram cunhadas. O outro lado às vezes possui dois, em manchu – um antigo idioma incorporado pelos chineses, e praticamente em extinção hoje em dia –, ou nenhum.
Outros tipos de moedas foram cunhadas sem valor comercial: tratam-se de amuletos taoístas, que possuem desenhos de deuses, animais e estrelas; e moedas especiais para uso no Feng Shui. Estas últimas também possuem quatro kanjis em uma de suas faces, que trazem palavras como harmonia, felicidade, virtude e prosperidade; o outro lado traz animais fantásticos na mitologia chinesa, como dragões e fênix (a imagem do topo deste post ilustra esse tipo de moeda para Feng Shui).
As moedas chinesas são um dos mais poderosos símbolos de riqueza, principalmente quando amarradas com fitas vermelhas. Elas são amarradas em trios, e representam a sorte nos três tipos do tao: o Tao da Terra, o Tao do Homem, e o Tao do Céu. No Feng Shui, este amuleto é usado para trazer prosperidade, pendurando as moedas atrás da porta de casa ou aguardando-as dentro da carteira.
Ao longo da história da China, moedas foram cunhadas em cinco diferentes tipos de caligrafia; algumas do mesmo tipo foram produzidas em dois ou três. São eles: o estilo de selo (zhuanshu), o estilo dos escribas (lishu), o estilo regular (kaishu), o estilo comum (xingshu), e o estilo de grama (caoshu).
O estilo regular e o estilo dos escribas são os tipos de caligrafia que melhor são compreendidos, pois são bem desenhados, conforme a tipografia. Já os outros três são muito difíceis de entender.
O estilo selo corresponde à antiga adaptação dos caracteres pictográficos para kanjis. Suas linhas são finas, o traçado é livre e está muito perto do antigo pictograma. Ou seja, sua leitura não é possível ao leigo, e são relativamente poucas as pessoas que sabem ler este tipo de caligrafia.
Os estilos comum e de grama são escritas cursivas e, portanto, apresentam deformações em comparação à sua tipografia, sendo o segundo estilo mais deformado do que o primeiro. Esses tipos de caligrafia podem dificultar a leitura, mas não a torna impossível para o leigo.

No próximo post  vamos falar sobre o "Processo de Impressão", você não pode perder!


 





Postagem Anterior Próxima Postagem