ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA - O FIM DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL - MOEDAS COMEMORATIVAS



Em tempos de discussão em torno da frase “DEUS SEJA LOUVADO” que estampa nossas cédulas desde 1986 (Introduzido pelo então Presidente José Sarney), trago para os amigos as moedas comemorativas que por muitos quase foram esquecidas, podemos dizer que são as únicas moedas brasileiras que contém a palavra "AXÉ" e leitura de seu valor em "BRAILE".
Elas foram lançadas em 1988 com valor facial de 100 Cruzados, foram emitidas três moedas comemorativas em alusão ao centenário da Lei Áurea que decretou a abolição da escravidão no Brasil. Elas foram consideradas de circulação comum, mas foram raramente usadas.
Em suas características temos o valor, dístico BRASIL e estrelas representando o valor em braile, foram cunhadas apenas 200.000 moedas de cada totalizando 600.000 moedas emitidas. Elas seriam, pelo desenho, a base para as moedas do padrão seguinte (Cruzado Novo) que foi emitido entre 1989 e 1992. Também apresenta a figura do Homem, Mulher e Filho todos com traços afro e inscrições "CENTENÁRIO DA ABOLIÇÃO", "1888 1988" e "AXÉ". Tem diâmetro de 31mm e peso de 9,95g








O que significa a palavra axé? 

Na língua africana Axé significa “poder”,”energia” e “força” presentes em cada ser, e em cada coisa. Nas religiões afro-brasileiras, o termo representa a energia sagrada dos orixás. O axé pode ser representado por um objeto ou um ser que será carregado com a energia dos espíritos homenageados em um ritual religioso.
Dentro e fora do contexto religioso, axé é uma saudação utilizada para desejar votos de felicidades e boas energias.

Por que a palavra axé nas moedas?

A palavra axé foi utilizada para trazer boas energias aos possuidores delas pois seria a forma mais eficaz de se integrar algo espiritual ao brasileiros.

Por que foi utilizada a figura do Pai, Mãe e filho?

Seria um tipo de trindade das religiões afro-brasileiras significando (Pai/Mãe/Filho; espírito/mente/corpo) novamente trazendo a peça mais uma integração espiritual. 


Também podemos afirmar que as moedas comemorativas da abolição da escravidão, foram cunhadas como amuletos de bons fluidos trazendo um pouco da cultura africana para o mundo da numismática nacional.
As moedas eram vendidas com estojo levemente estofado com as três peças e uma copia da Lei áurea.

 
 Lei áurea e documentos oficiais.

http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/05/carta-lei-aurea.jpg


Postagem Anterior Próxima Postagem