MOEDAS USADAS NA CHINA COMO AMULETO


 
Hoje na China a moeda é chamada de Yuan, principalmente no mercado internacional. Mas o nome oficial na China é REMEMBIE (RMB) que quer dizer ‘dinheiro do povo’. A unidade do RMB é que se chama ‘yuan’, 10 remembies e 1 yuan. Já as moedas tem o nome de ‘jiao’ e ‘fen’: 1 yuan = 10 jiao ou 100 fen, como se fosse 10 centavos e 1 centavo para simplificar. As moedas são como as de qualquer outro lugar do mundo, sem nenhum furinho sequer.
E de onde saíram os amuletos? As moedas com furo no meio? Essas moedas sempre existiram na China e foram sendo modificadas com o tempo, por desenhos, tamanho, forma e material.
Mas foi durante a dinastia Qing (1644 a 1912) que ela foi ligada à sorte. Os idosos durante o ano novo chinês passavam as moedas em um fio vermelho, pois acreditavam que essa moeda protegia das doenças e da morte, já que seu nome era Ya Sui Qian , que literalmente quer dizer ‘dinheiro que espanta os maus espíritos ou o diabo’. Nessa dinastia que o vermelho começou a se fixar como a cor da prosperidade.
 Quando a imprensão se tornou mais simples, surgiram no lugar das fitas vermelhas o envelope vermelho – hong bao, presença obrigatória nas celebrações de Ano Novo Chinês e que se coloca dinheiro para presentear os familiares mais novos e desejar sorte e prosperidade.

Postagem Anterior Próxima Postagem