Carimbo Ceará

Carimbo Ceará foi a contramarcação de moedas de cobre de 80, 40 e 20 Réis do Império para valer 50% menos, devido à falsificação do dinheiro na região. As moedas foram contramarcadas com um carimbo em formato de estrela e em cada ponta uma letra formendo a palavra C-E-A-R-A. A lei entrou em vigor na data de 6 de outubro de 1835.O Governo da Província do Ceará solicitou o recolhimento das moedas de cobre em circulação objetivando tirar de circulação o numerário falsificado, através da lei de 03 de outubro de 1833. O “troco de cobre”, papel-moeda que era trocado pelas moedas de cobre não tivera larga aceitação e prontamente sentiu-se a falta de moeda divisionária no comércio. Em 1834, o então Presidente da Província do Ceará comunicou o problema ao Tesouro Nacional e pediu que as moedas recolhidas no ano anterior fosse postas em circulação com um carimbo que deveria lhes reduzir o valor pela metade.




A Lei de 1834 fala na contramarcação das "moedas de cobre". Contudo existem patacões com o Carimbo do Ceará como na imagem abaixo:



Podemos encontrar os carimbos também em moedas estrangeiras de prata como os 8 Reales e inclusive existem moedas que apresentam o Carimbo do Ceará e outros carimbos *diferentes na mesma moeda (*isso também ocorre em algumas moedas de cobre).


Carimbo do Ceará com Carimbo de Minas


Referência: Fórum de Numismática
Adaptação para o blog: Bruno Diniz


Postagem Anterior Próxima Postagem