Moedas Chinesas e seus detalhes

Eu já falei aqui no blog sobre moedas chinesas em outras oportunidades por. Hoje pude trazer mais um complemento a respeito delas. Mas para tanto, temos que relembrar:
As moedas chinesas possuem grande papel dentro da magia oriental. São usadas tanto no Feng Shui como no I Ching. Elas são redondas, com um furo quadrado no meio. O formato redondo da moeda, o círculo, representa a figura do Céu, enquanto o furo quadrado representa a Terra.

As que são cunhadas com valor monetário possuem um lado com quatro kanjis, que geralmente indicam o nome do Imperador da época que foram cunhadas. O outro lado às vezes possui dois, em manchu – um antigo idioma incorporado pelos chineses, e praticamente em extinção hoje em dia –, ou nenhum.

 Outros tipos de moedas foram cunhadas sem valor comercial: tratam-se de amuletos taoístas, que possuem desenhos de deuses, animais e estrelas; e moedas especiais para uso no Feng Shui. Estas últimas também possuem quatro kanjis em uma de suas faces, que trazem palavras como harmonia, felicidade, virtude e prosperidade; o outro lado traz animais fantásticos na mitologia chinesa, como dragões e fênix (a imagem do topo deste post ilustra esse tipo de moeda para Feng Shui).

 As moedas chinesas são um dos mais poderosos símbolos de riqueza, principalmente quando amarradas com fitas vermelhas. Elas são amarradas em trios, e representam a sorte nos três tipos do tao: o Tao da Terra, o Tao do Homem, e o Tao do Céu. No Feng Shui, este amuleto é usado para trazer prosperidade, pendurando as moedas atrás da porta de casa ou aguardando-as dentro da carteira.


estilo de grama
Ao longo da história da China, moedas foram cunhadas em cinco diferentes tipos de caligrafia; algumas do mesmo tipo foram produzidas em dois ou três. São eles: o estilo de selo(zhuanshu), o estilo dos escribas (lishu), o estilo regular(kaishu), o estilo comum (xingshu), e o estilo de grama(caoshu).
 O estilo regular e o estilo dos escribas são os tipos de caligrafia que melhor são compreendidos, pois são bem desenhados, conforme a tipografia. Já os outros três são muito difíceis de entender.


estilo selo


 O estilo selo corresponde à antiga adaptação dos caracteres pictográficos para kanjis. Suas linhas são finas, o traçado é livre e está muito perto do antigo pictograma. Ou seja, sua leitura não é possível ao leigo, e são relativamente poucas as pessoas que sabem ler este tipo de caligrafia.


estilo comum
 Os estilos comum e de grama são escritas cursivas e, portanto, apresentam deformações em comparação à sua tipografia, sendo o segundo estilo mais deformado do que o primeiro. Esses tipos de caligrafia podem dificultar a leitura, mas não a torna impossível para o leigo.

 No Brasil, a Loja Coelestium oferece moedas chinesas originais, obtidas de escavações de sítios arqueológicos e de naufrágios ocorridos próximos à costa. Devido à dificuldade de identificá-las, pelos motivos explicados acima e também pela antiguidade e desgaste das mesmas – foi incumbida a mim a missão de reconhecê-las conforme sua dinastia e datá-las.

 Compartilho com vocês, então, algumas dessas preciosidades que tive o prazer de tê-las nas mãos por alguns momentos:

Pan Liang- Quando Qin Shi Huang, o primeiro Imperador Chinês, unificou a China em 221 A.C e estabeleceu a dinastia Qin, ele aboliu as antigas moedas da região que circulavam nos outros Estados Combatentes e estipulou que a cunhagem legal seria uma moeda redonda com um furo quadrado no centro, valendo a metade de um liang. Esse tipo de moeda, conhecida como Pan Liang (metade de um liang), continuou a ser usada até o final da dinastia Qin e o início da dinastia Han do Oeste.

Wu Shu – Em 118 A.C., o Imperador Wu da Dinastia Han do Oeste (206 A.C – 24 A.D.) substituiu a moeda Pan Liang por um tipo diferente de moeda com um furo quadrado no centro. Essa moeda também foi nomeada conforme seu valor, e ficou conhecida como Wu Shu, ou Wu Zhu (Cinco Shu).

Hung Wu T’ung Pao – Moedas cunhadas durante o reinado do Imperador T’ai Tsu (1368-1398 A.D.), da dinastia Ming (1368-1644 A.D.), que recebeu o título de Hung Wu (1368-1398 A.D.).

Shun Yu Yuan Pao – Também chamada de Chun You Yuan Bao. Usada de 1241-1252 A.D. no reino de Shun Yu.

Sheng Sung Yuan Pao - Moedas cunhadas durante o reinado do Imperador T’ai Hui Tsung (1101-1125A.D.), da dinastia Sung do Norte (906-1127 A.D.), que recebeu o título de Sheng Sung (1101 A.D.). As moedas da foto foram cunhadas com a caligrafia do estilo selo.

Yuan Feng T’ung Pao – Também chamada de Yuan Feng Tong Bao. Moedas cunhadas durante o reinado do Imperador Shen Tsung (ou Shen Zong) (1068-1085 A.D.), da dinastia Sung do Norte (906-1127 A.D.), nos anos de 1078-1085 A.D.. As moedas da foto foram cunhadas com a caligrafia doestilo de grama.

Xi Ning Yuan Bao - Moedas cunhadas durante o reinado do Imperador Shen Tsung (ou Shen Zong) (1068-1085 A.D.), nos anos de 1068-1077 A.D. As moedas da foto foram cunhadas com a caligrafia doestilo de regular.

Postagem Anterior Próxima Postagem