Eixos e reversos

A cunhagem de moedas brasileiras estabelece certo padrão do reverso em relação a seu anverso. O padrão EH (eixo horizontal ou reverso moeda) é o mais difundido, sendo o EV(eixo vertical ou reverso medalha) também encontrado porém, de uma forma bem mais restrita. No entanto, nem sempre as coisas saem como o esperado e variações desses padrões originais podem ser encontradas em várias moedas dentro de uma mesma série.

Eixo Horizontal ou Reverso Moeda (EH)

A grande maioria das moedas brasileiras foi cunhada nesse padrão, com relação direta ao eixo horizontal. Ou seja, colocando-se um lado da moeda virada para cima, se for feita uma rotação da moeda através de seu eixo horizontal, o lado oposto também deverá ficar virado para cima.
  
  

Eixo Vertical ou Reverso Medalha (EV)

Uma minoria de moedas foi cunhada, propositadamente, dentro desse padrão com relação direta ao eixo vertical. Ou seja, colocando-se um lado da moeda virada para cima, se for feita uma rotação dessa moeda através de seu eixo vertical, o outro lado também deverá ficar virado para cima.
 
No entanto, faz-se notar que "uma minoria" talvez seja uma afirmação equivocada e deva ser revista pois, pelo que se tem registrado no Catálogo Bentes, as moedas do tempo Colonial e Imperial até D. Pedro II, são praticamente todas Reverso Medalha e deixam de ser tão minoria assim perto do contexto geral.

Reverso Inclinado

Ao se girar a moeda por qualquer um de seus dois eixos, o lado oposto formará um ângulo inclinado (>30°) em relação ao lado original.

Reverso Horizontal

Ao se girar a moeda por qualquer um de seus dois eixos, seu lado oposto formará um ângulo de 90°, aproximadamente.
 

Reverso Invertido

É uma variante onde a relação anverso/reverso está invertida em relação à moeda original. Moedas que são originalmente EH, apresentam-se como EV e vice-versa (EV como EH).

As variantes, invariavelmente, são resultados de erros ou falta de controle na cunhagem das moedas.
As imagens mostradas são meramente ilustrativas.
Fonte: "Livro das Moedas do Brasil" de Amato, Neves e Russo.
Postagem Anterior Próxima Postagem