A cédula do índio


A cédula do índio E Iconica e Pouco percebida Pelos colecionadores de todo o Brasil. Dona de Uma rara Beleza ESTA cédula Carrega o puro DNA Artístico brasileiro em SUAS alegorias, Bem Como nsa Sistemas de Segurança desenvolvidos Paragrafo SUA Circulação. Em 1961, a Autoridade Monetária da Época lançou cédula UMA. A MESMA foi desenvolvida integralmente Pela Casa da Moeda do Brasil e ficou conhecida popularmente Como Uma "cédula do índio". Vamos Neste texto desvendar Todas Quanto SUAS composições e alegorias, Bem Como SUAS Lendas e Histórias.
LEMBRADA PELA LITERATURA BRASILEIRA 
A cédula do índio also E lembrada na literatura brasileira POR Meio do Livro "História dos Tributos no Brasil" Escrito por Fernando Amed (historiador) e POR Plínio Labriola Negreiros (historiador) OS Autores retratam Neste Livro uma importancia e Evolução fazer Sistema tributario e Financeiro do Brasil.

Entendendo AS Alegorias 
o Em Podemos SUAS alegorias observar como Caracteristicas do artesanato marajoara. Os marajoaras OU cultura do Marajó Fazem parte da era pré-colombiana, ESTA sociedade floresceu na Ilha do Marajó na boca do Rio Amazonas. Podemos tambem Notar a presence da Vitória-régia OU Victoria-régia (Victoria Amazônica) Aquatica Uma planta, típica da Região Amazônica. Ela POSSUI Uma grande Folha em forma de círculo, that FICA Sobre a Superfície da Água, e PODE Chegar a ter Até 2,5 metros de Diâmetro e suportar Até 40 Quilos se FOREM Bem Distribuídos em SUA Superfície. Além de Uma planta típica da Região Amazônica, ELA TAMBÉM POSSUI grande importancia na cultura indígena brasileira POIs uma lenda da Vitória-régia E UMA lenda brasileira de Origem indígena tupi-guarani. O Indio retratado seria da tribo tupi-guarani uma tribo that Pesquisadores atribuem Como nativa e dominante no Brasil QUANDO SUA de Descoberta. O Indio na balsa seria em alusão aos Índios da tribo Tremembé em Almofala, Situada no Litoral Oeste cearense e conhecidos POR SUAS Habilidades na pesca.


A LENDA DA Vitória Régia 
A Há muitos anos, em Uma tribo indígena, contava-se Que a lua (Jaci, índios parágrafo OS) Era Uma deusa that Ao Despontar A Noite, beijava e enchia de luz OS Rostos das Mais Belas virgens Índias da Aldeia - como cunhantãs-Moças. Sempre Que Ela se escondia Atrás das Montanhas, levava Para Si como Moças de SUA Preferência e como transformava em Estrelas no firmamento. 
Uma linda Jovem virgem da tribo, uma guerreira Naiá, vivia sonhando com este Encontro e mal pódios Esperar cabelo grande dia em that seria Chamada POR Jaci. Os anciãos da tribo alertavam Naiá: DEPOIS de Seu Encontro com a sedutora deusa, como Moças perdiam Seu sangue é Sua carne, Tornando-se luz - viravam como Estrelas do Céu. Mas quem de uma impediria? Naiá quería Porque quería Ser levada Pela lua. A Noite, perambulava Pelas Montanhas Atrás dela, sem alcançá-la Nunca. Todas como Noites ERAM ASSIM, ea Jovem índia definhava, sonhando com o Encontro, sem desistir. De: Não comia e bebia NEM nada. . Tão obcecada ficou that NÃO havia pajé Que LHE Desse jeito 
Um dia, tendão parado para descansar à beira de hum lago, em VIU SUA Superfície uma Imagem da deusa amada: a lua refletida em SUAS Águas. Cega cabelo Seu sonho, lançou-se Ao Fundo e se afogou. A lua, Compadecida, Quis recompensar o Sacrifício da Bela Jovem índia, e resolveu Transforma-la em Uma estrela diferente de Todas Aquelas Que brilham no Céu. Transformou-a n'uma ENTÃO "Estrela das Águas", unica e Perfeita, Que É uma planta vitória-régia. ASSIM, Nasceu uma linda planta flores perfumadas e Cujas Brancas Só Abrem A Noite, e Ao nascer do sol ficam rosadas.

FECHANDO A COLEÇÃO 
Sua Coleção E algo complicado e Bastante criterioso, Uma Vez Que Ela POSSUI 111 Séries divididas em Dois periodos Distintos. Não Podemos Primeiro Período that observar como Cédulas de 1961 das VAO série 001 Até 075 ea Segunda série Lançada Inicia SUA contagem a Partir da série 076 ATE 111 datadas do ano de 1962. 
Fechar uma Coleção da cédula do índio E algo prazeroso e Muito complicado, mas vale o esforço TODO. Sua Coleção IRA Ficar Mais rica e Tera das cédulas UMA Que foi o divisor de aguas não tocante a Tecnologia de Produção de cédulas no Brasil.

Autor: De Bruno Diniz





Postagem Anterior Próxima Postagem