A MOEDA CARROSSEL QUE GIRA DE VERDADE – Uma obra de arte da numismática



A Royal Canadian Mint (casa da moeda canadense) é conhecida por promover grandes inovações e muitas novidades no meio numismático mundial. Foram muitos os modelos de moedas exóticas, desde moedas com cristais Swarovski até moedas que brilham no escuro. O grande lançamento desta vez, fica por conta da moeda carrossel! Não pense que será somente um carrossel cunhado na moeda, mas um carrossel tridimensional e que será capaz de girar igual aos de verdade. A escolha do carrossel como tema, se deu para que fosse homenageado um dos brinquedos que povoa as lembranças de boa parte dos habitantes da terra. Quem nunca brincou em um carrossel ou algo do tipo?  
 “Estamos sempre tentando criar algo novo que possa empolgar as pessoas”, disse Uyen Vo, gerente de produtos da Royal Canadian Mint em uma reportagem publicada no site da casa da moeda.

COMO O CARROSSEL SE MOVE? - O processo é simples, ao aproximar um ímã embaixo da moeda o magnetismo faz com que a peça do carrossel comece a girar. O mais interessante, é que os cavalos do carrossel sobem e descem quando a peça começa a girar. A moeda é protegida por uma cúpula de vidro, mas não se preocupe! A cúpula pode ser removida para que você possa apreciar mais de perto essa linda peça de arte numismática.


CURIOSIDADE - O maior desafio foi no campo da engenharia, pois criar um carrossel é fácil, mas fazê-lo girar?! Aí já é outra história. A equipe de engenharia conta que o processo levou mais de um ano, e várias adaptações internas muito parecido com um mecanismo de relógio que de fato faz a peça girar.

A MOEDA - A moeda comemorativa, com valor de face de 50 dólares canadenses, é feita de prata e banhada a ouro. Foram cunhadas mil peças com valor de revenda de $749,95 dólares canadenses ou R$ 2.347,00 em Reais. A peça, além de já nascer como uma verdadeira obra de arte, também já ganha contornos de raridade, pois será um item exclusivo para colecionadores.





VOCÊ QUER UMA? – Devo lhe avisar que as peças já estão esgotadas no site oficial da Royal Canadian Mint. Ainda é possível encontrá-las em lojas de numismáticas do Canadá e dos Estados Unidos, mas você terá que quebrar o porquinho ou vender aquele órgão para poder contar com esta obra de arte numismática em seu acervo.


Postagem Anterior Próxima Postagem