CÉDULAS BANHADAS A OURO?! - Desvendando as cédulas supostamente banhadas a ouro.



Mercado Livre, Youtube, facebook e muitas outras redes sociais ou de comercio eletrônico estão abarrotadas de pessoas oferecendo cédulas supostamente banhadas a ouro como se fossem preciosidades do colecionismo notafilico. É certo que são reproduções quase perfeitas das versões originais de países como Itália, EUA, Inglaterra e algumas da China, pois na china até inventaram cédulas que nunca foram estampadas oficialmente.

Com o surgimento de sites como AliExpress e Wish os aproveitadores, principalmente brasileiros, estão oferecendo belos álbuns com coleções ditas “completas” destas cédulas, com pedidas que chegam a incríveis R$600,00 (seiscentos reais). Como venho assistindo esta prática já fazem alguns anos, percebi que muitas pessoas ainda caem no golpe destas cédulas. Para evitar que você faça um péssimo negócio ou seja enganado, preste bem atenção em nossas dicas.

SÃO CÉDULAS FALSIFICADAS? Não! São reproduções de cédulas originais de alguns países e dentre as cédulas algumas são chamadas de “fantasia” (inventadas em alusão a um ato, evento ou personalidade), e que nunca circularam oficialmente.


ELAS POSSUEM CERTIFICAÇÃO? Não! As cédulas que são produzidas como reproduções de originais com banho de ouro, não possuem certificação de casas da moeda ou algo do tipo. Somente o fato de serem vendidas em sites chineses já demonstra que você está adquirindo um produto que é produzido em massa. Alguns vendedores chineses tentam copiar ou reproduzir algum tipo de certificação para que a venda e uma possível revenda sejam feitas sem maiores questionamentos por parte de quem compra uma destas peças. No caso da imagem a certificação atesta que a cédula é de ouro puro. Uma peça que poderá servir para obter ganhos altíssimos aqui no Brasil, pois os colecionadores iniciantes não costumam questionar os “vendedores”. Tome cuidado sempre.


EXISTEM CÉDULAS DE OURO PURO? Sim! São caríssimas e muito escassas, principalmente no mercado brasileiro. Elas possuem selo de garantia do metal, certificado de qualidade e geralmente são produzidas por grandes Casas da Moeda do mundo.

SE EU COMPRAR, SEREI ENGANADO? Não é bem assim! Se você adquirir as cédulas por curiosidade e procurar um local que irá lhe cobrar um valor justo por estas cédulas você terá realmente uma bela coleção de reproduções douradas de cédulas que circulam por aí. O valor futuro de valorização para revenda deste tipo de coleção é zero! Sim, colecionadores sérios não irão pagar nenhum centavo por uma coleção de reproduções que não carregam a chancela de um grande fabricante. O valor será pessoal.

ELAS SÃO REALMENTE BANHADAS A OURO? Não! Elas são prensadas em um molde que reproduz uma determinada cédula com folhas laminadas douradas e passam por uma pigmentação para que outras cores sejam representadas, depois são revestidas com uma camada plástica que protege o revestimento laminado e impede você de verificar se realmente a cédula é de ouro ou não. Pelo preço que pedem nos sites como o AliExpress, já deu pra notar que não se trata de uma cédula de ouro.

COMPRAMOS E VERIFICAMOS! Sim... Fomos ao mercado e adquirimos algumas cédulas para que pudéssemos esclarecer e sanar as dúvidas sobre as tais peças banhadas a ouro e o resultado pode ser visto neste vídeo abaixo.



Postagem Anterior Próxima Postagem