BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL 2022 – Uma moeda comemorativa que irá reacender o orgulho nacional.



Em 2022 o Brasil comemorará o bicentenário de sua independência. Pensando nisso, os numismatas Emerson Pippi e Adriano Massa, desenvolveram o conceito e a arte para uma moeda alusiva ao ato comemorativo. O projeto trata-se de uma sugestão em desenho para uma moeda bimetálica comemorativa e de circulação comum, com valor facial de 2 Reais. Em outros momentos da história a Casa da moeda do Brasil lançou moedas comemorativas ao tema, como em 1922 e 1972. Os artistas e numismatas lembram que um evento desta magnitude para a memória nacional não pode passar em branco.

O PROJETO – A moeda traria em seu núcleo, anverso e reverso, a reprodução da Peça da Coroação - A primeira moeda do Brasil independente.
No anel externo do anverso estaria o valor facial - DOIS REAIS - e a data de 2022, quando seria lançada. Também estão presentes 19 estrelas, representando o número de províncias do país na ocasião da declaração de independência. No núcleo, reprodução da Peça da Coroação, com a efígie do Imperador em torso nu e com coroas de louro. Essa suposta semelhança com as representações dos imperadores romanos teria desgostado Dom Pedro, o que causou a descontinuidade dessa cunhagem. Sob o busto, as siglas EPippi e AMassa, autores desse layout comemorativo.

No anel externo do reverso, o dístico 200 ANOS DA INDEPENDÊNCIA – BRASIL. No núcleo do reverso o escudo das armas imperiais brasileiras, tal qual na peça original.

O desenho teve inspiração na moeda argentina de 1 Peso, lançada em 1995, que traz em seu núcleo os 8 escudos de 1813 – a primeira moeda da República Argentina.

A PEÇA DA COROAÇÃO - Os 6400 Réis de ouro foram lançados para serem apresentados na cerimônia de coroação de D. Pedro I como Imperador do Brasil, em 1º/12/1822. Atualmente ela é a moeda brasileira de maior raridade e relevância histórica, com apenas 16 peças conhecidas.

Os autores prometem novidades para os projetos das  moedas em ouro e prata. Nosso blog estará atento e divulgará este lindo e promissor projeto.

Autores:
Emerson Pippi – Concepção
Adriano Massa – Arte


Postagem Anterior Próxima Postagem