40 RÉIS 1889 - Série Ensaios Monetários



Com o fim do império o Brasil precisava cunhar as primeiras moedas da República. Os desafios para os republicanos eram tremendos, pois precisavam mostrar que o discurso de um império que custava muito aos brasileiros era real. A república precisava manter a moeda estabilizada, mas também precisava apresentar ao povo brasileiro o novo sistema de governo. A moeda era a principal forma de propaganda em massa desde a antiguidade. Alardear a República e apresentar seu surgimento era algo de extrema necessidade, pois o povo ainda respirava os ares imperiais ao raiar do dia 15 de novembro de 1889 e assim foram os ares até algum tempo. A moeda precisava sofrer alterações em seu cunho e sabemos que recolher as moedas do império em um país continental como o Brasil não seria barato e certamente os republicanos teriam um grande gasto pela frente.

Os idealizadores da Primeira República Brasileira solicitaram algumas novas ideias para o cunho das moedas que brindariam a chegada da república. A ideia dos 40 Réis, datado de 1889 foi uma dessas ideias que surgiram diante dos republicanos, mas parece que a aceitação não teria sido total e a ideia foi deixada de lado ganhando um outro cunho.

ANVERSO - Imagem da República orlada pela inscrição REPUBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRAZIL. Ano 1889 entre estrelas.


REVERSO - Inscrição A ECONOMIA FAZ A PROSPERIDADE e valor 40 RÉIS entre estrelas, orlando anel de 21 estrelas. No centro, arma brasileira com a inscrição ORDEM e PROGRESSO.


CARACTERÍSTICAS
Material: cobre
Diâmetro: 30,0 mm
Bordo: serrilhado
Data: 1889
Período: Primeira República
Circulação: Não circulada

A Primeira República se estendeu desde sua proclamação, em 15.11.1889, até a Revolução de 1930 que depôs o 13º e último presidente da República Velha, Washington Luís.


Imagens: Dea Moneta

Postar um comentário

12 Comentários

  1. Bruno boa tarde,estou começando agora no mundo de colecionismo de moedas, não sei quase nada mas quero muito aprender, inclusive ja li o post sobre limpeza das peças, mas queria conversar com pessoas sérias e experientes no assunto para ser ajudado da forma correta sobre como colecionar, armazenagem, etc. O sr. poderia me passar um contato? Desde ja agradeço a atenção e Deus abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me envie um e-mail diniznumismatica@gmail.com lá eu lhe passarei meu contato particular

      Excluir
  2. Eu estou muito triste por favor preciso vender todas as moedas que tenho mais naosecretários e não sei a quem vender eu preciso vender minhas moedas alguém se interessa eu tenho um monte de moeda de 40 e 50 das olimpíadas dos Reis por favor gente veja aí uma pessoa eu queira comprar eu quero consegue

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não é assim que se vende moedas amigo. Existem muitos critérios que levam um colecionador à comprar uma moeda. Procure os vendedores no facebook, mas esteja ciente que nem tudo que é antigo pode ser considerado raro ou valioso.

      Excluir
  3. Se alguém se interessar comprar a minhas moedas está à venda estou precisando urgentemente me vender já liguei para o monte de número que tem aí

    ResponderExcluir
  4. Comprar e vender moedas não é uma tarefa fácil! Você precisa ter aquilo que os colecionadores estão procurando...

    ResponderExcluir
  5. tenho varias moedas das olimpiadas.jogos completos .inclusive a da bandeira e ate a dos direitos humanos.50 anos do BC.se alguem tiver interesse.

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Amigo nos envie uma imagem para que possamos lhe indicar o melhor local para vender a peça.

      Excluir
  7. Tenho umas de 1869 e 1888 e muito mas e é pra vender

    ResponderExcluir