CRUZ LATINA 1695 - Série Ensaios Monetários



O QUE É ENSAIO MONETÁRIO? - Os ensaios monetários são exemplares confeccionados durante o planejamento de uma moeda, os ensaios são fabricados com a finalidade de testar o metal. Antigamente e durante a gestação do Plano Real os ensaios monetários eram comuns, pois para participar de um concurso de gravura de uma nova emissão de moedas era preciso confeccionar algumas peças como demonstração. Todos os ensaios seguem a orientação estabelecida pela autoridade emissora. Alguns trazem uma inscrição especial ou mesmo a inscrição "ENSAIO MONETÁRIO".

O ENSAIO DESTA SEMANA - Agora que você já sabe o que é um ensaio monetário, mostraremos esta semana um pouco sobre o raríssimo ensaio em prata de 640 réis datado de 1695, conhecido como “Ensaio monetário Cruz Latina”. Ensaio monetário de foi cunhado pela Casa da Moeda da Bahia. Um pequeno detalhe pesou para que não fosse aprovado para circulação. O ensaio trazia o nome antigo da colônia, “Terra de Santa Cruz”.

PERÍODO POLÍTICO - Colônia, D. Pedro II - O Pacífico (1683-1706). Pedro II, apelidado de "o Pacífico", foi Rei de Portugal e Algarves de 1683 até sua morte, anteriormente servindo como regente de seu irmão o rei Afonso VI a partir de 1668 até sua ascensão ao trono. Durante seu reinado foi iniciada grande produção de moedas de cobre, prata e ouro em território brasileiro pelas Casas da Moeda de Pernambuco, Rio de Janeiro e Bahia, além das produzidas regularmente no Porto, Portugal.

ANVERSO - Escudo português entre valor e era, orlado pela inscrição PETRVS. II. D. G. PORTVG. REXD. BR (D. Pedro II, pela graça de Deus, Rei de Portugal e Defensor do Brasil).

REVERSO - Cruz latina sobre um calvário orlada pela inscrição TERRAS. CRVCIS. SVBILL. VICTRIX (Terra de Santa Cruz, vitoriosa sob essa cruz) e era.



CARACTERÍSTICAS
Padrão Monetário: Réis
Material: Prata
Peso: 18,75 g

Referências:
Imagens - Museu Numismático Herculano Pires
Informações – Moedas do Brasil e História do Brasil

Postagem Anterior Próxima Postagem