Quem acompanhou o caso do italiano que encontrou uma botija cheia de moedas aqui no Brasil? Certamente, você irá achar que a ação do IPHAN em recolher o material encontrado pelo italiano é legítima. Seria! Se soubessemos para onde estão sendo levados cada achado apreendido pelo IPHAN. Infelizmente não fica claro para onde levam as peças apreendidas para quais instituições publicas estão sendo direcionadas para estudo e exposição. Muita coisa já foi encontrada e desapareceu nas mãos dos habilidosos fiscais do IPHAN.
O italiano acabou sendo detido e prestou depoimento, logo após após a lavratura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência na Superintendência Regional da PF em Alagoas, ele foi liberado, mas com o compromisso de comparecer, posteriormente, à Justiça Federal em Alagoas, onde poderá responder pelo crime de apropriação de coisa achada, previsto no art. 169 do Código Penal.
Nossa postagem não é para defender o italiano, mas para questionar o destino dado aos "achados" protegidos pelo IPHAN. Particularmente não tenho visto em museus algumas das mais importantes apreensões feitas pelo IPHAN.
AVISO AOS COLECIONADORES - Temos sempre que tomar cuidado com o "patrimônio da união" que carinhosamente chamamos de acervo pessoal, pois qualquer hora seremos conduzidos pela Polícia Federal somente por proteger a memória monetária nacional. Temos que estar atentos! Não podemos confiar no julgamento do IPHAN.
Tags
NOTÍCIAS
Eu tenho uma moeda de Tiradentes de 1972 a1992 de 5000 Cruzeiro em perfeito estado entrar em contato comigo 22998800868
ResponderExcluirFala sério todo mundo tem essa!
ResponderExcluir