50 LIBRAS – O 'Pai da computação', Alan Turing será homenageado nas novas notas de Libra.



Merecidamente o próximo rosto que estampará a nota de 50 Libras foi escolhido a partir de uma lista com aproximadamente mil nomes. Este é Alan Turing! Depois de ajudar seu país a vencer uma guerra, Turing foi duramente perseguido por ser homossexual. Na época a homossexualidade era vista como um delito pelas autoridades.

A PERSEGUIÇÃO - O matemático foi demitido e condenado a ser castrado quimicamente depois de uma condenação por "atividade homossexual" em 1952. Em 2013, ele recebeu um perdão póstumo.

NO CINEMA - O cinema homenageou Turing com o filme, O Jogo da Imitação (The Imitation Game, no original) onde conta a história de Alan Turing, matemático, cientista da computação e criador da chamada “Máquina de Turing” – um dispositivo repleto de fios, cabos e bobinas – responsável por decodificar mensagens criptografadas. Com essa máquina, Turing e um grupo de especialistas da época foram capazes de interceptar as mensagens trocadas pelos alemães em plena 2° Guerra Mundial. Com esses códigos em mãos, eles sabiam qual seria o próximo passo dado pelos nazistas, quais cidades ou frotas marítimas seriam bombardeadas, quais eram suas posições e planos. Estima-se que a invenção de Turing tenha reduzido em pelo menos 2 anos a duração da guerra. E salvado milhões de vidas.

CURIOSIDADE - Também temos uma curiosidade, pois a nota de 50 libras será a última da coleção do Banco da Inglaterra a mudar de papel para polímero.

A IMPORTÂNCIA DE ALAN TURING - Para todos que não conhecem ou não consideram Turing importante para a humanidade. Alan Turing foi um matemático excepcional, cujo trabalho tem grande impacto na forma como vivemos hoje. Como o pai da ciência da computação e da inteligência artificial e também como um herói de guerra, as contribuições de Turing foram amplas e abriram caminhos para que você pudesse ler esse artigo em seu smartphone ou em seu computador. Turing é uma personalidade gigante aos olhos da ciência e o mundo depende hoje de cada passo dado por ele no passado.

Postagem Anterior Próxima Postagem