MOEDAS ENFERRUJADAS – Vale a pena limpar e manter na coleção?

 

Antes de começar de fato nosso artigo, abra a mente e pense naqueles que não possuem condições financeiras para adquirir moedas raras, caras ou até mesmo em melhor estado de conservação. O colecionismo deve ser democrático, inclusivo e incentivado por todos que possuem um maior grau de conhecimento na área. Queremos reiterar que somos totalmente contrários ao ato de limpar moedas. Principalmente quando estas formas de limpeza são mais invasivas. Limpar moedas acarreta na desvalorização e até mesmo na destruição da peça.

Tenho recebido alguns e-mails referentes a como proceder para eliminar a ferrugem da moeda. Meu primeiro conselho seria banir a peça do seu acervo e comprar outra moeda do tipo. No início falei das condições financeiras de alguns amigos e em respeito aos vários e-mails recebidos daremos algumas dicas que não irão solucionar o problema, mas dar uma aparência melhor as suas peças.

Para amenizar o efeito da ferrugem, prepare um copo com vinagre, um pano seco e uma colher (de chá) de sal. Então, siga o passo a passo:

- Antes de começar, coloque as moedas sujas debaixo da torneira para remover a sujeira mais superficial com água fria;

- Adicione uma colher de chá de sal dentro do copo de vinagre e misture bem;

- Mergulhe as moedas que estão enferrujadas e sujas no vidro;

- Aguarde pelo menos 30 minutos antes de retirar as moedas;

- Lave as moedas novamente com água corrente e finalmente seque-as com um pano seco.

O vinagre é um produto que irá lhe ajudar bastante nesse processo de amenização da ferrugem. Esta pode ser combatida com o ácido acético do vinagre, que ataca diretamente a ferrugem, enquanto o sal trabalha como um acelerador melhorando as propriedades do ácido acético, fazendo a solução agir rapidamente.

Se você não tem sal, mergulhe-as em vinagre e deixe-as de molho por no mínimo 4 horas. O processo será mais lento, mas suas moedas também terão um bom resultado.

Lembrem-se! Não limpe suas moedas. Se puder renove seu acervo, pois será muito mais interessante e certamente as moedas serão muito mais belas.


Banner de parceria entre Diniz Numismática e Collectgram
Postagem Anterior Próxima Postagem