CÉDULAS "RADAR" OU "ESPELHO" - Você sabia que elas também são cédulas Palíndromo e Anacíclica?

 

Nos últimos tempos temos notado o aparecimento e apreciação de alguns notafilistas por cédulas Palíndromo ou Anacíclica, mas que popularmente foram batizadas como “cédulas radar” ou “cédulas espelho”. Você já ouviu falar delas? Para facilitar o entendimento iremos ajudar você iniciando com o significado dos termos cultos utilizados em nosso artigo;

PALÍNDROMO – Trate-se de uma palavra, frase ou qualquer outra sequência de unidades que tenha a propriedade de poder ser lida tanto da direita para a esquerda como da esquerda para a direita. Num palíndromo, normalmente são desconsiderados os sinais ortográficos, assim como os espaços entre palavras.

ANACÍCLICA - Que ou o que se pode ler tanto da esquerda para a direita como da direita para a esquerda, sem alteração de sentido. O mesmo que palíndromo.

Em um universo colecionista tão vasto, não nos surpreende os termos e tendências que fortalecem o comércio quando este está prestes a ser saturado, por isso, acabamos com uma questão em nossas mentes. Seria uma nova onda geradora de uma novíssima bolha? Essa questão iremos responder ao findarmos nosso artigo.  

QUER SABER MAIS? Em nosso vídeo oferecemos uma explicação totalmente didática e visual sobre o tema. 

Afinal, o que seriam “cédulas radar” ou “cédula espelho”? – Como explicado nas terminologias acima, são aquelas que a numeração é a mesma quando lida da direita para esquerda ou da esquerda para direita, levando em consideração somente a numeração das cédulas. Como muitos amigos são visuais em seu entendimento, confira o exemplo abaixo:

Valor de mercado – Quando algo assim aparece, a procura também segue a mesma tendência. Colocar um valor em uma cédula “radar” ou “espelho pode ser algo bem complicado, uma vez que cabe ao comprador valorizar ou não essa curiosidade e chegar ao melhor preço junto ao vendedor. Em alguns sites podemos encontrar peças com valor de mercado superior aos R$100,00 para o estado de conservação Flor de Estampa (algo que deve ser observado). Nas redes sociais você poderá negociar o valor final, mas os valores também são tão salgados quanto aqueles praticados em lojas virtuais.


Banner de parceria entre Diniz Numismática e Collectgram
Postagem Anterior Próxima Postagem