OPERAÇÃO CARA & COROA - Polícia Federal faz apreensão de moedas na cidade de Colares.


A cidade de Colares (PA) volta aos noticiários, desta vez com uma operação da Polícia Federal (PF), esta, vem agindo nas ruas de Colares (PA), desde a última quarta-feira (23), na tentativa de recuperar moedas antigas de do ouro e de bronze do século XIX encontradas por escavadores não autorizados.

A operação foi batizada com o nome de Cara & Coroa e cumpriu três mandados de busca e apreensão, expedidos pela nona Vara Federal Ambiental e Agrária da Justiça Federal do Pará (até o momento).

As moedas foram apreendidas na casa dos alvos da operação. Essas moedas são caracterizadas como bens da União, datam da época do Brasil Império e são consideradas patrimônio histórico nacional, o que atrai o interesse da União e evoca para as ações a Polícia Federal.


De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional - IPHAN, o local onde foram coletados os artefatos foi demarcado como sítio arqueológico. A prefeitura de Colares considerou as moedas como tesouro e acionou a PF para impedir que fossem comercializadas. As centenas de moedas foram encontradas no último domingo (20) em um quintal.

Banner de parceria entre Diniz Numismática e Collectgram
Postagem Anterior Próxima Postagem