Quem já passou por dificuldades em encontrar e converter datas do calendário Muçulmano (islâmico ou hegírico) para o Gregoriano, na ânsia de melhor catalogar um acervo de moedas, sabe bem do desafio que espera pelos colecionadores. Antes de iniciar o processo de conversão em nosso site, é bom lembrar que nem todas as moedas possuem datas, as moedas europeias por exemplo começaram a ser datada somente no início do século 17.

EXISTE UMA PERGUNTA NO AR! - Todas as moedas são datadas com base no calendário Gregoriano? Entre as moedas que possuem datas, nem todas seguem esse calendário. Os países do oriente, por exemplo, possuem um calendário diferente. Se você possui uma moeda de um país que não usa calendário gregoriano, precisará utilizar nosso conversor de datas para cumprir a tarefa.

Dinar de ouro de Amade cunhado em Fostate em 881/882

CALENDÁRIO HEGÍRICO - O calendário islâmico, calendário muçulmano ou calendário hegírico é um calendário lunar composto por doze meses de 29 ou 30 dias ao longo de um ano com 354 ou 355 dias. A contagem do tempo deste calendário começa com a Hégira - a fuga de Maomé de Meca para Medina, em 16 de julho de 622. O mês começa quando primeiro crescente visível da Lua aparece pela primeira vez após o pôr-do-sol. Tem cerca de 11 dias a menos que o calendário solar.

Este calendário baseado no ano lunar não corresponde aos calendários do ano solar. Os meses islâmicos retrocedem a cada ano que passa em relação aos calendários baseados no ano solar, como o Calendário Gregoriano, por exemplo. Uma vez que o calendário islâmico é cerca de 11 dias mais curto que o calendário solar, os feriados muçulmanos acabam por circular por todas as estações.