ENCONTRAMOS OUTRA MÚSICA EM UMA NOTA – A numismática e a notafilia não param de nos surpreender.

 

Há pouco tempo falamos sobre uma música deixada na alegoria de uma nota de 100 cruzeiros, segunda estampa (reveja o vídeo sobre essa descoberta), mas hoje, nossa viagem irá além das fronteiras do Brasil. Iremos até a Armênia, país do compositor Aram Khachaturian. Nascido em 6 de junho de 1903, na cidade de Tbilisi, atual capital da Geórgia, que na época era parte do Império Russo. Aram começou a estudar música aos 19 anos, tendo atingido essa idade sem nunca ter assistido a uma ópera ou a uma apresentação de alguma sinfonia em sua vida.

Criança autodidata, aprendeu sozinho a tocar tuba e piano. Em 1921, mudou-se para Moscou, onde estudou violoncelo e composição. Apaixonado pela música popular e folclórica, viajou pelo seu país natal, a Armênia, para pesquisar canções populares e compor peças baseadas na cultura do país.

Teve uma grande contribuição para a música moderna. Suas obras mais famosas são a música do ballet Spartacus e Gayane. É no último ato desse ballet que se encontra a famosa "Dança do Sabre".

SOBRE A NOTA – Musicalizamos a partitura contida na nota de 50 Dram ou Dirham, datada de 1998, com consultoria musical de José Carlos, músico e numismata. Em nosso breve vídeo completamos nossa jornada em busca dessa descoberta numismática e notafilica.

VÍDEO COM A NOTA E A MÚSICA


 

Banner: Diniz Numismática apoia Collectprime, uma plataforma digital que ajuda pessoas na jornada de colecionar

Postagem Anterior Próxima Postagem