MOEDA DE OURO – Royal Wedding

 

O Jubileu de Platina que comemora os 70 anos da Rainha Elizabeth II a frente do trono britânico desde 1952, e é comemorado em todo o Reino Unido neste dia 2 de junho de 2022.

Quando algo precisa acontecer, não há como fugir! Esta frase é minha, mas se aplica muito bem para a Rainha Elizabeth. Seu tio Edward VIII, foi coroado governante do Reino Unido bem antes dela nascer. Em 1936, Edward VIII assumiu o trono, mas pouco tempo depois renunciou (com 326 dias de reinado) para se casar com uma americana. O pai da então princesa estava muito doente. Rei George V, ascendeu ao trono em 1936, permanecendo no trono por 15 anos e 17 dias, até sua morte, fato que previa a passagem do poder como herança para sua filha Elizabeth em 1952 (70 anos de reinado).

Não poderíamos falar sobre a moeda sem antes abordar textualmente o contexto histórico comemorado. Assim, trouxemos uma belíssima moeda de ouro alusiva ao casamento real realizado em 1981 entre o Príncipe Charles e Diana Spencer para homenagear essa data. Nem mesmo a Rainha Elizabeth II teve uma moeda cunhada para comemorar o seu enlace com o Príncipe Philip. Sabemos que a relação entre a Rainha e a Princesa não era das melhores, mas trata-se de uma peça icônica da numismática britânica.


A moeda foi cunhada em ouro 24 quilates e possui as efigies do casal real em uma liga de cuproníquel e platina. Esta foi a primeira moeda da coroa britânica a apresentar o herdeiro do trono e também um casamento real.

Temos um grande detalhe na efígie da Rainha Elizabeth que precisa ser mostrado e comparado, mas deixamos essa informação em vídeo para que você também possa conhecer essa belíssima moeda.

Banner: Diniz Numismática apoia Collectprime, uma plataforma digital que ajuda pessoas na jornada de colecionar
Postagem Anterior Próxima Postagem