DOBRÃO BRASHER - A moeda mais valiosa do mundo

 


A numismática é um vasto campo de estudo que gera conhecimento histórico, cultural e de uma valor inestimável. Em nosso artigo, colocaremos você diante de uma das peças mais valiosas e raras do mundo! 

Vamos começar com informação? Essa belíssima moeda possui uma “irmã” quase idêntica. Na época em que foi cunhada ela recebeu duas posições de contra-marca, além do fato de seu marcador ter sido o responsável por criar o cunho que observamos na imagem que ilustra nossa postagem. As marcas foram feitas em duas versões: uma com a sigla EB no peito da águia e outra com a marca na asa.

A versão com a estampa no peito da ave ocupa a terceira colocação das moedas mais caras do mundo. Ela nunca foi a leilão, mas a empresa Blanchard and Company à negociou com um colecionador privado por aproximadamente 7 milhões de dólares.

O Brasher Doubloon (como é conhecida nos Estados Unidos) com siglas nas asas é o que podemos chamar de raro dobrão americano de oito escudos com valor facial de dezesseis dólares, cunhado em particular a partir de 1787.


Em 1787, Ephraim Brasher, um ourives americano, apresentou uma petição ao Estado de Nova York para que este cunhasse moedas de cobre. Por um motivo não informado a petição foi negada e o Estado decidiu não entrar no negócio de cunhagem de moedas de cobre.

Brasher era bastante famoso e considerado por suas habilidades, tendo como marca registrada suas iniciais. Brasher carimbava suas criações, mas também outras moedas enviadas a ele para prova de ensaio. Brasher criou e cunhou para várias moedas (prova e ensaio), além de algumas moedas de ouro.

Esta moeda, de oito escudos espanhóis ou dezesseis dólares, é considerada uma moeda colonial inglesa, chamada inicialmente de "doubloon duplo" antes de se estabelecer como "dobrão espanhol".

A moeda que ilustra nossa postagem é uma das moedas de ouro sobreviventes, pesando 26,6 gramas e composta por 0,917 (22 quilates) de ouro, foi vendida em leilão público por $ 625.000 em março de 1981.

Para saber outros detalhes sobre essa curiosa moeda, assista nosso conteúdo complementar;

 

 

 

Banner: Diniz Numismática apoia Collectprime, uma plataforma digital que ajuda pessoas na jornada de colecionar
Postagem Anterior Próxima Postagem