MOEDA COMEMORATIVA AOS 100 ANOS DO AUTÓDROMO DE MONZA – Una bella moneta in “fior di conio”


Para aqueles que curtem corridas de automóveis, os italianos lançaram uma moeda em celebração dos 100 anos do Autódromo de Monza. A nova moeda foi emitida pelo Tesouro e cunhada pela Casa da Moeda italiana.


A moeda, é cunhada em prata e com um valor nominal de 5 euros, como disse anteriormente é dedicada ao 100º aniversário do Autódromo Nacional de Monza apresentado como um dos circuitos mais antigos, e conhecido no mundo como “O Templo da Velocidade”. A criação é assinada pelo artista gravador Antonio Vecchio (A. Veccihio), na versão “Fior di Conio” para brincar com meu italiano (rsrsrs) e tem uma tiragem de 8.000 peças.


No anverso apresenta uma obra do designer inglês Michael Turner sobre o segundo Grande Prémio da Itália, realizado a 10 de Setembro de 1922.



PARA OS AMANTES DE CORRIDAS - O Grande Prêmio da Itália foi pela primeira vez disputado em 4 de setembro de 1921 em Montichiari, na província de Bréscia, em um circuito feito de vias públicas. No ano seguinte, 1922, foi construído o “Autodromo Nazionale di Monza”, e desde então ele sempre ocorreu na pista de Monza, com exceção de quatro vezes (1937, 1947, 1948 e 1980).


UM GRAVE ACIDENTE - Em 1928 houve um grave acidente durante a corrida: o piloto Emilio Materazzi perdeu o controle de seu carro na reta final e 300 km/h mergulhou no meio da multidão reunida na pista, matando 30 pessoas. Na sequência deste trágico acontecimento nos dois anos seguintes, o Grand Prix não foi realizado, retornando somente em 1931. Em 1937 ele correu na pista de Montenero em Livorno, para retornar no ano seguinte, em Monza para a última edição antes da Segunda Guerra Mundial.



PÓS-GUERRA - Após a guerra as corridas de automóveis recomeçaram em 1947, mas o autódromo ainda estava inutilizável devido aos graves danos causados pela guerra. Por isso, as corridas eram disputadas em Milão e Turim até 1948.


VIU NASCER A FÓRMULA 1 – Em 1949 o autódromo de Monza retornou aos calendários de corridas. E no ano seguinte, em 1950, nasceu o Campeonato Mundial de Fórmula 1.


RECORDES - Monza abriga um dos autódromos mais rápidos da Fórmula 1. Em 2004, a pista foi palco da volta mais rápida da história da categoria, dentre todos os circuitos. O ex-piloto, Juan Pablo Montoya, durante o período de testes fez o tempo de 1min 19s 525. Esse recorde perdurou por 14 anos até ser batido por Kimi Räikkönen nos treinos classificatórios do GP de Monza de 2018, com o tempo de 1min 19s 119.


CURIOSIDADE – A volta mais rápida registrada em Monza durante uma prova de Fórmula 1 pertence ao brasileiro Rubens Barrichello, quando ainda corria pela Ferrari. Na ocasião, em 2004, “Rubinho” fez o incrível tempo de 1min 21s 046. 

CONTINUE CONOSCO EM OUTRAS PLATAFORMAS! VOCÊ PODERÁ GOSTAR DESSE VÍDEO



Banner: Diniz Numismática apoia Collectprime, uma plataforma digital que ajuda pessoas na jornada de colecionar
Postagem Anterior Próxima Postagem