MOEDAS ENVERNIZADAS uma técnica de conservação que ficou no passado!


Se você é um amante da história e da numismática, com certeza já deve ter visto alguma moeda envernizada. Essa técnica de conservação do passado foi muito utilizada pelos colecionadores de antigamente. Mas afinal, por que as moedas eram envernizadas? Como essa técnica era feita? E por que os colecionadores modernos não a utilizam mais? Neste post, vamos explorar tudo isso e ainda dar dicas sobre avaliação, limpeza e conservação de moedas no mercado numismático atual. Acompanhe!

Por que os numismatas envernizavam as moedas ?

Os numismatas do passado tinham uma preocupação maior com a conservação das moedas. Naquela época, não existiam técnicas avançadas de preservação e as condições inadequadas de armazenamento poderiam danificar seriamente o estado da peça.

Por isso, os colecionadores encontraram na técnica de envernizamento uma forma eficaz para proteger suas moedas. Ao aplicar um verniz protetor sobre a superfície, eles conseguiam evitar que elementos externos como ar, água e sujeira causassem danos à peça.

Além disso, muitos numismatas também utilizavam essa técnica para melhorar a aparência das moedas. O verniz era capaz de realçar detalhes e dar um brilho extra às peças mais antigas e desgastadas pelo tempo.

No entanto, hoje em dia essa prática é desencorajada pelos especialistas em numismática. Isso porque o uso do verniz pode afetar a autenticidade da moeda e até mesmo prejudicar sua avaliação no mercado. Por isso, é importante sempre buscar orientações profissionais antes de tomar qualquer medida drástica na conservação da sua coleção pessoal de moedas históricas.

Técnica utilizada para envernizar moedas

A técnica de envernizar moedas é uma prática antiga utilizada por numismatas para preservar o estado das moedas e protegê-las da oxidação. Basicamente, a envernização consiste em aplicar uma fina camada de verniz incolor (selante) sobre a superfície da moeda.

Veja abaixo uma moeda de 20 RÉIS 1889 envernizada e parte do acervo da numismata Mariana Campos:



Para realizar a envernização, os numismatas costumavam utilizar um pincel fino de fibras naturais para espalhar o verniz na superfície da moeda. O processo era cuidadoso e exigia muita habilidade manual, já que qualquer erro poderia comprometer a qualidade da conservação.

No entanto, essa técnica não é mais tão utilizada nos dias atuais pelos numismatas profissionais. Isso porque existem métodos mais modernos e seguros para conservar as moedas, como por exemplo limpeza especializada feita por equipamentos específicos ou técnicas mais avançadas como fazem em museus e que pode ser vista em nosso vídeo abaixo, mas também existem os encapsulamentos com vários materiais e formas diferentes.



Apesar disso, ainda existem alguns amantes do mercado numismático que preferem utilizar essa técnica tradicional de envernizar suas peças raras. No entanto é importante lembrar que isso pode prejudicar seu valor comercial caso precise vender futuramente a moeda no mercado numismático. A naturalidade das moedas é mais apreciada pelos colecionadores atuais.

Por que os numismatas não envernizam moedas na atualidade?

Atualmente, os especialistas em numismática preferem utilizar técnicas menos invasivas para conservação e limpeza de moedas, como processos mais suaves ou até mesmo uma simples lavagem com água corrente (o ideal é não limpar).

Por que preciso dessa informação?

A avaliação correta das moedas é fundamental para determinar seu valor no mercado numismático. E essa avaliação só pode ser feita por um profissional capacitado na área, que irá considerar diversos fatores como raridade, estado de conservação e demanda do mercado. Dentre as moedas que aparecem, certamente irão aparecer as moedas envernizadas. Elas fazem parte da história numismática e estão por aí passando de acervo em acervo ao longo dos anos. Conhecimento é tudo! 

Se você possui uma coleção de moedas ou está pensando em investir nesse mercado fascinante da numismática, certifique-se sempre de contar com a ajuda de um especialista qualificado para garantir que suas peças sejam preservadas adequadamente e possam ser valorizadas ao longo do tempo. Estamos sempre disponíveis para ajudar você em nosso site e em nosso canal no YouTube. Desfrute do nosso conteúdo sem moderação!

Créditos de imagem: Mariana Campos

Inscrição no canal Diniz Numismática

Conheça nosso canal no YouTube!

Clique no botão abaixo para se inscrever em nosso canal e acompanhar conteúdos sobre moedas, notas e também saber quanto vale as moedas que você tem em suas mãos.

Postagem Anterior Próxima Postagem