O QUE É FALERÍSTICA e o que ela tem em comum com a numismática?


Você já ouviu falar em Falerística? Talvez o termo não seja tão comum, mas essa ciência tem um papel fundamental na história e cultura de muitos países. A Falerística é responsável pelo estudo das condecorações, medalhas e distintivos utilizados por organizações civis e militares. E você sabia que ela tem muito em comum com a Numismática? Se você é apaixonado por colecionar moedas, medalhas e outras peças históricas, continue lendo este artigo para descobrir tudo sobre esses fascinantes ramos do conhecimento.

O que é faleristica?

A Falerística é uma ciência que estuda as condecorações, medalhas e distintivos utilizados por organizações civis e militares. Ela tem como objetivo analisar a simbologia presente nesses objetos, além de sua história e tradição.

Essa ciência surgiu no século XVIII na França, quando o rei Luís XIV instituiu a Ordem Militar de São Luís para homenagear os seus soldados mais bravos. A partir daí começou-se a estudar com mais afinco as diferentes honrarias existentes ao redor do mundo.

A Falerística é muito valorizada em países como Reino Unido, Alemanha e Rússia, onde há uma grande tradição no uso das condecorações. Alguns colecionadores também se dedicam exclusivamente à reunião desses itens.

Para muitos especialistas, a Falerística ajuda a preservar parte importante da cultura material dos povos ao longo dos anos. Essas honrarias representam muito mais do que simplesmente um objeto decorativo: elas carregam consigo significado histórico-cultural valioso sobre momentos importantes da humanidade.

A Falerística é uma ciência?

Falerística é uma ciência que estuda as medalhas, condecorações e insígnias de honra. Ela tem como objetivo analisar a história, evolução e simbolismo dessas peças que representam homenagens e reconhecimentos.

Embora algumas pessoas possam pensar que falerística não seja uma verdadeira ciência, ela envolve muitos aspectos técnicos. A criação de medalhas requer habilidades artísticas para o design, bem como conhecimento em metalurgia para a produção das peças.

Além disso, os pesquisadores em falerística precisam ter um bom entendimento da história militar e política do país onde as medalhas foram emitidas. Eles também devem ser capazes de identificar diferentes tipos de materiais utilizados na fabricação das medalhas ao longo dos anos.

Assim, podemos afirmar que falerística é certamente uma disciplina científica complexa e abrangente. Embora sua relevância possa variar dependendo dos interesses pessoais ou profissionais de cada indivíduo, seu valor histórico cultural indiscutível está presente no cotidiano da humanidade há séculos.

Falerística e Numismática

A Falerística é uma ciência auxiliar da história e da numismática,  que consequentemente estuda as ordens, fraternidades e itens de premiação como medalhas, fitas e outras condecorações.  

Conseguimos ajudar você em sua busca? Se sim, considere inscrever-se também em nosso canal no YouTube para mais informações sobre moedas, notas e outros colecionáveis. Temos vídeos diários que podem lhe ajudar na busca por informações sobre valores de moedas e notas do Brasil e do mundo.



Inscrição no canal Diniz Numismática

Conheça nosso canal no YouTube!

Clique no botão abaixo para se inscrever em nosso canal e acompanhar conteúdos sobre moedas, notas e também saber quanto vale as moedas que você tem em suas mãos.

Postagem Anterior Próxima Postagem