1 REAL QUEBRA QUEIXO OU QUEIXO QUEBRADO? Nova variação de moeda com cunho quebrado é descoberta no mercado numismático

 


Moedas com cunho quebrado são peças que foram cunhadas com as marcas de quebra da matriz do cunho de anverso, reverso e até mesmo a borda. Isso pode acontecer por vários motivos, como desgaste, mau uso do equipamento, acidente ou proposital. O defeito pode afetar qualquer parte da moeda.


Os defeitos de cunho quebrado podem variar de leves a graves. Os defeitos leves podem incluir pequenas rachaduras ou amassados, além de pequenas protuberâncias que vulgarmente são conhecidas como “sobra de metal”. Os defeitos graves podem incluir partes inteiras do cunho que faltam, o que pode resultar em uma moeda com uma forma ou imagem distorcida. As protuberâncias podem ser ainda mais acentuadas.


As moedas com esse defeito são geralmente consideradas comuns, mas o nível cada vez mais acentuado desta quebra de cunho sugere uma raridade ainda maior de acordo com a escala do erro em relação ao cunho normal da moeda. As moedas com quebras de cunho mais acentuadas podem ser consideradas escassas e valiosas pelos colecionadores, pois não se sabe quantas foram cunhadas com a mesma quebra de cunho até que a falha tenha sido percebida. Também não há garantias de que um lote hipotético de 50 moedas com esse erro sejam totalmente idênticas, pois o cunho pode sofrer ainda mais danos e gerar moedas ainda mais interessantes se o processo não for paralisado pela operação da Casa da Moeda.


O valor de uma moeda com defeito de cunho quebrado depende de vários fatores, incluindo a gravidade do defeito, a raridade da moeda e a demanda dos colecionadores. Mesmo já existindo publicações especializadas em erros, defeitos e anomalias em moedas, é preciso sondar o meio numismático e o mercado para que se saiba se o erro pesquisado já foi de alguma forma percebido, catalogado ou comercializado.


Apresentamos abaixo uma destas situações em que um cunho quebrado apresenta uma variação que ainda não foi percebida por colecionadores, e que está sendo chamada de “1 real quebra queixo” ou “1 real queixo quebrado.” Confira o vídeo!



Viu como a numismática é cheia de surpresas e novas descobertas? Espero que tenha gostado deste conteúdo preparado especialmente para você! Estamos também no YouTube e no Instagram, basta seguir o perfil @diniznumismatica em ambas as plataformas.


Até nossa próxima jornada!

Postagem Anterior Próxima Postagem