NOTAFILIA, A CIÊNCIA QUE ESTUDA AS CÉDULAS - Nasce a definição para uma nova modalidade do colecionismo mundial.


Muitos numismatas não concordam com esta mudança e nomenclatura que visa dar distinção aos colecionadores e especialistas em papel-moeda que chamarei neste artigo, por NOTAFILISTA. Sim, estamos presenciando uma luta de fato pelo reconhecimento, mesmo que muitos não gostem ou se debatam sobre seus inflados egos! Meu objetivo não é afrontar uma classe a qual faço parte, mas dar o justo ao que é justo. Então vamos lá!

As notas de dinheiro, cédulas ou papel-moeda fazem parte da segunda grande revolução na história do dinheiro. O papel-moeda, teve uma origem mais confusa do que as moedas. Já existiam cédulas na China do ano 960, mas não se espalharam para outros lugares e caíram em desuso no fim do século XIV.

As notas só apareceram na Europa e para o mundo a partir do ano de 1661, na Suécia. Já o dinheiro que circulou no Brasil, resumidamente falando, foi emitido por diversas instituições (empresas), conforme as políticas econômicas adotadas em cada época. Assim, foram responsáveis pelas emissões: o Erário Régio, transformado em Tesouro Nacional em 1821, o Banco do Brasil, que emitiu os primeiros bilhetes bancários que circularam no país, preenchidos ainda à mão, e até bancos particulares, que chegaram a ser autorizados pelo governo, em meados no século XIX, a emitir papel-moeda, que circulou juntamente com as cédulas do Tesouro Nacional e bilhetes do Banco do Brasil, para facilitar a distribuição de numerário na grande extensão do território brasileiro. Analisando todo contexto, podemos ter uma noção sobre a história do papel-moeda e seu uso, assim podemos entender e presumir o surgimento desta modalidade colecionista que chamaremos hoje de notafilia.
Sabemos que a numismática já possui autoridade, personalidade e representatividade no mundo colecionista, mas com o passar dos anos tive a sensibilidade de perceber que o colecionismo de cédulas, notas ou papel-moeda vem ganhando seguidores, todos acabam conhecidos como numismatas, por conta da mistura nada homogênea feita no passado. Existem muitas diferenças entre a numismática e a notafilia, a mesma apesar de receber um nome de batismo, não conta com uma definição para a ciência que representa, por isso dediquei muito do meu tempo para consolidar a notafilia e alcançar por meio deste estudo uma definição adequada para de fato lançar esta arte como modalidade e ciência dentro do colecionismo mundial. A notafilia possui peculiaridades, personalidade e percepções distintas da numismática, fazendo com que esta arte seja reconhecidamente única e suficiente para trilhar seu próprio caminho. Então, a partir de hoje, podemos definir a notafilia oficialmente da seguinte forma:

NOTAFILIA

É a ciência que tem por objetivo o estudo, pesquisa, criação, conceito e impressão em papel-moeda e as tecnologias empregadas, também estuda a arte, cultura e evolução do papel-moeda no meio circulante mundial para fins monetários e histórico; escrito particular que representa a moeda de curso legal através dos tempos. Para o homem uma alternativa viável as moedas em metal.

Significado da palavra "Nota"

Papel-moeda de curso legal, cédula ou título de crédito

Significado da palavra "Philia" ou "Filia"

A palavra é um cultismo do grego que podemos chamar de amizade, e às vezes também podemos definir como “amor” por alguma coisa. Embora de fato o uso do termo “amor” seja muito mais amplo do que o termo “amizade”. Dentro do processo de composição significativa da palavra, philia ou filia, indica a inclinação apaixonada encarada pelos seres humanos em realidades ou situações pessoais. Esses neologismos fazem referência aos fenômenos psicológicos em que predomina a afetividade por algo. Por isto observamos o uso da palavra Filia, Philias ou suas derivações comumente empregadas como sinônimo para hobby. (como na filatelia, ciência que estuda os selos ou telecartofilia, ciência que estuda os cartões telefônicos). Assim, para se referir a algum divertimento de caráter individual.

Se você é um colecionador de cédulas, seja bem vindo! Agora você é oficialmente um notafilista.

O autor do estudo que definiu o termo “Notafilia”

Bruno Diniz - Historiador pela UDF Brasília/Brasil, Desbravador, blogueiro, numismata e notafilista brasileiro.

Referências

- Aristóteles, Nicomachean Ethics, H. Rackham (Harvard University Press, 1934)
- Richard Kraut, Aristotle on the Human Good (Princeton University Press, 1989)
- Linguistic and Commodity Exchanges by Elmer G. Wiens
- Varieties of money: Experts' and non-experts' typicality judgments, (1996) Journal of Economic Psychology, pg17
- Sechrest, Larry J. Free Banking: Theory, History, and a Laissez-Faire Model. Ludwig von Mises Institute.
- NOVA - The History of Money

- Banco Central do Brasil


A numismática faz uso de diversas áreas do conhecimento para estudar as moedas, buscando identificá-las e situá-las no tempo histórico. Porém na atualidade a moeda se tornou, também, um documento histórico, sendo utilizada como “fonte” de dados para pesquisas, pois uma moeda pode facilmente fornecer dados sobre o povo que a cunhou, como sua forma de governo, língua, religião, forma como comercializavam, situação da economia, e até mesmo grau de sofisticação dos povos – através da análise do método de cunhagem – e por isso a numismática tem um papel cada vez maior no estudo da história dos povos. moedas das olimpíadas,moedas digitais,moedas raras,moedas virtuais,moedas antigas,moedas do brasil,moedas valiosas,moedas de 1 real,moedas brasileiras,moedas do mundo,moedas,moedas americanas,moedas antigas do brasil,moedas antigas raras,moedas,antigas brasileiras,moedas antigas que valem dinheiro,moedas aliexpress,moedas antigas valiosas,moedas argentinas,moedas antigas mercado livre,a moedas do Uruguai,a moedas brasileira,moedas a venda,as moedas das olimpiadas vale quanto,moedas a venda de 1 real,todas a moedas brasileiras,todas a moedas do mundo,todas a moedas das olimpiadas,contador a moedas,a historia das moedas brasileiras,moedas árabes
moeda áfrica do sul,álbum moedas olimpíadas,álbum moedas,moedas da áfrica moedas da ásia moedas dos emirados árabes unidos as moedas mais raras do real as moedas mais valorizadas do mundo as moedas do brasil as moedas mais valiosas do mundo as moedas das olimpiadas as moedas mais valiosas do brasil as moedas mais fortes do mundo as moedas das olimpiadas valem dinheiro as moedas das olimpiadas valem alguma coisa as moedas brasileiras
moedas à venda moeda à vista moeda au moedas banco central moedas brasil moedas brasileiras antigas moedas brasileiras valiosas moedas bitcoins moedas banco do brasil moedas brasileiras que valem dinheiro moedas bndes moedas brasileiras livro oficial bb moedas bb moedas olimpiadas 2016 bb moedas rio 2016 conversor bb moedas conversão de moedas bb termo de moedas bb moedas comemorativas moedas chinesas moedas comemorativas banco do brasil moedas conversão moedas com j moedas cruzeiro moedas conversor moedas contratuais bndes moedas caras moedas copa moedas c sonhar c moedas
magicas c
Postagem Anterior Próxima Postagem