PADRÃO INTERNACIONAL DE SISTEMAS NUMÉRICOS - Identifique os caracteres numéricos de suas moedas.



Na numismática é de grande importância saber identificar os caracteres numéricos das moedas. Muitos colecionadores ficam perdidos diante dessa barreira que muitas vezes parece ser intransponível. Observando a dificuldade de muitos, resolvi dar minha parcela de contribuição, traduzindo o diagrama que iremos chamar de “PISN” ou “Padrão Internacional de Sistemas Numéricos”. O diagrama original pode ser encontrado em catálogos Krause – World Coins. Além da tradução do diagrama, trouxemos um breve relato sobre cada idioma contido no diagrama. Os resumos podem ser utilizados para lhes oferecer uma direção dentro da abrangência de cada língua, pois muitas delas eram faladas por outros povos, assim como o nosso português é falado em vários países fora do nosso continente.

A imagem que ilustra a postagem é uma Rupia indiana pertencente ao período do Império Mughal Anos 1037 a 1046 (1628 a 1637) Calendário islâmico. A moeda possui o valor facial de 1 Rupia e é cunhada em prata, seu peso é em torno de 11,4gm e possui um diâmetro de 21 mm.

Clique na imagem para ampliar ou salve em seu computador para consulta ou impressão futura 

BREVE RELATO SOBRE OS IDIOMAS/LÍNGUAS CONTIDOS NO DIAGRAMA.

Hyderabad Arábico – São números oriundos da índia britânica. Hyderabad é um antigo estado que funcionava como um principado para os britânicos. É uma cidade da Índia, capital do estado de Telangana. Anteriormente, a cidade era capital do antigo estado de Andhra Pradesh, mas em 2 de junho de 2014, Hyderabad se tornou a capital oficial de Telangana.

O sânscrito ou língua sânscrita - É uma língua ancestral do Nepal e da Índia. Embora seja uma língua morta, o sânscrito faz parte do conjunto das 23 línguas oficiais da Índia, porque tem importante uso litúrgico no hinduísmo, budismo e jainismo.

Assamês – O assamês é a língua oficial do estado de Assam, no nordeste da Índia. Também é falada em partes de Arunachal Pradesh e outros estados indianos daquela região. Alguns bolsões de falantes do assamês encontram-se no Butão e em Bangladesh.

Bengali ou Bangla -  Também conhecido como bengalês, é a língua indo-ariana falada pelas populações de Bangladesh e pelo estado indiano vizinho de Bengala Ocidental.

O Guzerate - É uma língua indo-ariana, um dos 22 idiomas oficiais da Índia, e língua minoritária do Paquistão. Cerca de 46 milhões de pessoas falam o guzerate, o que o faz a 23ᵃ língua mais falada no mundo.

Kachhi – Língua Indo-Ariana falada na região Kutch que cobre o estado indiano de Guzerate, bem como a província de Sind no Paquistão. São cerca de 866 mil falantes incluindo aqueles que vivem em Trinidad e Tobago. A língua se relaciona com a língua guzerate e com o sindi, tendo muito de seu vocabulário comum a essas duas línguas e ainda com o rajastani.

Devanágari -  É uma língua abugida da família brâmica, do sul da Ásia, usada desde o século XII. Muitas línguas da Índia, como o híndi, o sânscrito, o marata, o caxemira, o sindi, o biari, o bhili, o concani, o bhojpuri e o nepalês, usam o devanágari.

Nepali ou Nepalês - É uma língua indo-ariana falada no Nepal, no Butão e em algumas regiões da Índia e de Mianmar. É o idioma oficial do Nepal, onde é a primeira língua de aproximadamente metade da população, e do estado indiano de Siquim.

Tibetano – Língua conhecida especificamente como tibetano padrão, tibetano central ou dialeto de Lhasa, é a variante do ramo tibetano das línguas sino-tibetanas falada pelo povo tibetano.

Mongol - É a língua oficial da Mongólia e o membro mais falado e mais conhecido da família da língua mongólica. O número de falantes em todos os seus dialetos chegam aos 5,2 milhões, incluindo a grande maioria dos moradores da Mongólia e muitos dos mongóis residentes da Região Autónoma da Mongólia.

Birmanês - É a língua oficial de Mianmar. Embora o governo reconheça o idioma oficialmente como Myanmar, continua a ser conhecido como língua birmanesa.

Laociano ou Laosiano -  É a língua oficial do Laos. Trata-se de uma língua derivada das línguas tais. Também está fortemente relacionado com a língua isan, falada na região de Isan, no noroeste da Tailândia.

Javanês - É a língua falada pela maioria dos habitantes da Ilha de Java, e uma das línguas oficiais da Indonésia, sendo a língua materna de mais de 75 milhões de pessoas. O javanês faz parte das línguas austronésias assim como o malaio e o indonésio.

Chinês, japonês e Coreano comum – Existem algumas semelhanças entre a escrita numérica destas línguas. Em algumas moedas iremos observar esta semelhança tendo os mesmos símbolos numéricos escritos em moedas chinesas, japonesas e coreanas.

Mandarim Padrão ou Chinês Padrão – O que habitualmente se chama língua chinesa é, na verdade, uma família linguística que pertence ao tronco linguístico sino-tibetano e é falado pela população em grande parte do território. A língua só seria batizada de mandarim padrão por volta de 1589. Ano em que foi registrado pela primeira vez o uso do termo.

Mandarim Comercial – O termo "mandarim" nasceu das relações comerciais entre portugueses e chineses no início do século XVII. Os comerciantes lusitanos aportavam nas cidades chinesas em busca de chá, seda e outros artigos exóticos, e tratavam com funcionários determinados pelo governo imperial da China. Seus subordinados eram proibidos de entrar em contato com os forasteiros, e o comércio era feito apenas com os chineses que mandavamː assim, o idioma utilizado por estes funcionários ficou conhecido como "mandarim" no ocidente[carece de fontes]. Outra versão largamente difundida para a origem da palavra é que ela viria originalmente do hindi "mantri", significando "conselheiro", "ministro de estado", passando então ao malaio "mantri", depois ao português "mandarim"[carece de fontes] e, a partir do português, teria sido assimilada por outras línguas europeias, incluindo o inglês, onde o registro do primeiro uso da palavra "mandarin" data de 1589.

O mandarim possui 80 000 (oitenta mil) caracteres, chamados de hanzis, dos quais 7 000 (sete mil) são mais usados.

Existem diferenças importantes entre os a escrita numérica desta mesma língua. Ter atenção e consultar este material poderá facilitar sua vida em pesquisas futuras.

Coreano - A língua coreana é a língua oficial das Coreias, tanto a do Norte como a do Sul. O coreano é a língua materna de, aproximadamente, 80 milhões de pessoas. É uma língua aglutinante com o sistema de escrita chamado de hangul, que é um alfabeto fonético.

Georgiano - É a língua nativa dos georgianos e o idioma oficial da Geórgia, um país situado no Cáucaso. O georgiano é a língua materna de cerca de 4 milhões de pessoas na própria Geórgia, e cerca de 500.000 no exterior do país.

Amárico - É uma língua semítica e é o idioma oficial da Etiópia, com cerca de 26 milhões de falantes nativos.

Hebraico – É uma língua semítica pertencente à família das línguas afro-asiáticas. A Bíblia original, a Torá, que os judeus ortodoxos consideram ter sido escrita na época de Moisés, cerca de 3 300 anos atrás, foi redigida no hebraico dito "clássico". Hoje em dia uma escrita foneticamente impronunciável, devido à inexistência de vogais no alfabeto hebraico clássico. É considerada  uma " Língua Sagrada" já que muitos acreditam ter sido escolhida para transmitir a mensagem de Deus à humanidade.

Grego – Conhecida também como língua helênica, é um ramo independente da família linguística indo-europeia. Natural do sul dos Bálcãs, oeste da Ásia Menor e a região em torno do mar Egeu, é o idioma indo-europeu que teve sua história documentada, abrangendo 34 gerações de registros escritos. Seu sistema de escrita foi o alfabeto grego durante a maior parte de sua história; outros sistemas, como o Linear B e o silabário cipriota também foram utilizados. O alfabeto grego surgiu a partir da escrita fenícia, e acabou dando origem, por sua vez, aos alfabetos latino, cirílico, copta, e diversos outros sistemas de escrita.


Fontes consultadas: Krause, World Coins - Tradução, Bruno Diniz - Enciclopédia Barsa 2000


Postagem Anterior Próxima Postagem