POR DENTRO DA ECOPILA - Conheça o dinheiro social mais seguro do Brasil



A algumas semanas fiz uma postagem sobre a ECOPILA, uma moeda social que já está em circulação nas cidades de Montenegro e Pareci Novo, no Estado do Rio Grande do Sul. Então, um dos idealizadores da moeda, o Gerente de Operações da Montepel, João Batista, entrou em contato com nosso blog e carinhosamente nos enviou duas cédulas da moeda social gaúcha e uma linda camiseta promocional. As cédulas possuem valores faciais de Uma ECOPILA e Meio ECOPILA.

Com a ECOPILA em mãos, fomos destrinchar a estrutura das cédulas e dar nossa opinião sobre o que observamos.



A TECNOLOGIA EMPREGADA NA PRODUÇÃO DA ECOPILA – A empresas responsável pela produção da Moeda Social ECOPILA, tem como inspiração os tickets produzidos para os maiores eventos europeus. As ECOPILAS são impressas em Papel moeda, e possuem Duas áreas holográficas, Tintas de segurança e QR code ligado ao mais modernos sistema de controle de acesso de circulação do Brasil.

HOLOGRAFIAS - Os Selos Holográficos ou Hologramas utilizados na confecção das ECOPILAS são específicos para impressos de segurança e de distribuição controlada. Trata-se de um recurso de autenticação visual, de fácil visualização e cetificação da veracidade da ECOPILA.


IMAGIC - É um efeito de impressão em cores totalmente invisível na luz natural que reage apenas com a aproximação da ECOPILA a uma luz UV (luz negra). Item de alta segurança devido à sua complexidade no processo de impressão. Possui um efeito de alta segurança e muito difícil de ser falsificado, também é considerado de rápida autenticação visual.


REGISTRO - Registro perfeito ou coincidente é um recurso de alta segurança, complexo, sua reprodução requer alta precisão de impressão para um encaixe perfeito dos elementos da frente e do verso da ECOPILA. Para verificar, basta colocar a ECOPILA contra a luz e conferir se as imagens negativas e positivas se encaixam.

TINTAS FLUORESCENTES - A utilização de tintas fluorescentes um recurso eficaz, uma vez que não é reproduzido por impressoras digitais. Ao expor a ECOPILA à uma luz negra, a tinta absorve a luminosidade UV brilhando, como se estivesse acesa. Além disso, na tentativa de falsificar uma ECOPILA através de scanner ou impressora comum o êxito é inexistente, pois a tinta utilizada na produção da ECOPILA reflete a luminosidade, mudando de cor. Desta forma torna-se mais fácil identificar uma possível ECOPILA falsa.


PAPEL MOEDA - A ECOPILA é impressa sobre uma base de papel controlado com marca d’água (filigranado – Utilizado na impressão de cédulas de dinheiro), com fibras de fios sintéticos visíveis e invisíveis ao olho nu e espalhados por toda superfície da ECOPILA, as invisíveis só aparecem com a exposição da cédula à luz ultravioleta. Já a marca d’água presente na ECOPILA pode ser vista com a cédula posicionada contra a luz.


NANO LETRAS - Os nano elementos são reproduzidos apenas em equipamentos de alta tecnologia e em superfícies que suportam a micro-impressão. O papel utilizado na produção da ECOPILA é qualificado e reproduz os efeitos com perfeição, não sendo possível enxergar alguns elementos sem o auxílio de uma lupa. Dentre os elementos utilizados nesta técnica estão: nano chancelas, nano letras e nano linhas.


A ECOPILA é uma moeda extremamente preparada para a circulação e fortalecimento do comércio local, por seus visíveis dispositivos de segurança, mas acima de tudo uma bela peça para ser incorporada ao acervo de notafilistas que colecionam moedas sociais. Ela lembra bastante um ingresso utilizado em shows, o visual se dá por conta dos dispositivos de segurança e tecnologias empregadas por uma empresa que atua no ramo, tornando a produção deste tipo de moeda, uma alternativa segura e bem mais barata que uma cédula produzida por qualquer grande casa da moeda, mas sem deixar de lado a segurança.

Postagem Anterior Próxima Postagem