2 CRUZEIROS 1949 - Mapa duplo



Algumas anomalias, erros ou defeitos percebidos após a cunhagem de moedas, podem valer bem mais do que podemos imaginar. As moedas que apresentam estas características são cunhadas desde sempre e mesmo com os mais modernos métodos de controle de qualidade no processo de cunhagem, algumas anomalias, erros e defeitos ainda passam despercebidos por várias casas da moeda ao redor do mundo.

A moeda que ilustra nossa postagem é uma Dois Cruzeiros de 1949, que em seu anverso nos apresenta o Mapa do Brasil ao centro, tendo junto à orla, a esquerda, a palavra BRASIL sobreposta a duas linhas horizontais e paralelas. O mapa do Brasil aparece de forma duplicada. No reverso, o valor ladeado por dois ramos de louro e a constelação do Cruzeiro do Sul. No exergo, a estrela Alfa da constelação do Cruzeiro do Sul. No campo à esquerda, a data. Esta moeda pode valer até R$ 450,00 dependendo do seu estado de conservação. Lembre-se que estamos falando da moeda com mapa duplo, sua característica mais marcante.

A "batida dupla" do mapa em seu anverso pode escapar aos olhos mais atentos, por isso tome sempre muito cuidado ao garimpar moedas ou até mesmo manusear sua coleção. Catalogar a coleção é muito importante para que você não passe adiante uma peça tão característica.

Outra moeda com a mesma "batida dupla" no mapa, também chama atenção por sua raridade. A moeda de Um Cruzeiro datada de 1949 pode alcançar números ainda mais impressionantes, podendo chegar ao valor de R$ 6.500,00 caso esteja em condições ideais de “Flor de Cunho” (estado de conservação que descreve moedas não circuladas).


Ser numismata, é ir muito além da coleção de moedas. Contribuímos para a preservação da memória monetária nacional e a dedicação ao estudo desta. As moedas contam histórias, nos mostram comportamentos e mentalidades de uma determinada época de nosso país. O valor histórico sempre estará acima do financeiro.

Acervo - Diniz Numismática

Acervo - Diniz Numismática


Postagem Anterior Próxima Postagem