MOEDAS DO SÉCULO 10 E 14 DE ANTIGO ESTADO HISTÓRICO SÃO DESCOBERTAS - Para pesquisadores envolvidos no estudo, os artefatos são “especialmente raros e valiosos”



A numismática aproxima instituições e solidifica parcerias que podem gerar ótimos frutos no campo de estudos da ciência numismática. Uma delas é a parceria entre a Universidade Federal de Kazan, o Instituto Conjunto de Pesquisa Nuclear e o Instituto de Arqueologia Khalikov. Todos engajados para revelar uma importante parte da história do antigo estado da Bulgária do Volga, que existiu onde hoje é a Rússia entre os séculos 7 e 13.

Bulgária do Volga ou Bulgária Volgaica ou Volga-Cama Bolgar foi um estado histórico que existiu entre os séculos VII e XIII ao redor da confluência dos rios Volga e Kama no local hoje abrangido pela Rússia.

Os pesquisadores estão estudando antigas moedas que foram encontrados na região russa banhada pelos rios Volga e Kama. Ao analisar as propriedades físicas desses artefatos, eles poderão saber mais informações sobre a história do local. Com a composição química, por exemplo, é possível saber em que depósitos de minério de prata foi extraído o metal utilizado na produção das peças.

O estudo determinará não somente a composição química das moedas, mas sua estrutura interna como; presença de revestimentos, camadas e outras heterogeneidades da composição. Para realizar os estudos os pesquisadores estão utilizando métodos de difração de neutrons e tomografia de nêutrons, muito comum em estudos de artefatos arqueológicos especialmente raros e valiosos.

Difração de nêutrons e tomografia de nêutrons são técnicas de cristalografia, semelhante ao da difração de raios X.

AS MOEDAS - Nessa pesquisa em específico, os pesquisadores analisaram duas moedas que contém dados históricos valiosos: um multidirham Samanid do século 10 e um dirham Bulat-Timur do século 14. Concluiu-se que ambas consistem em ligas de cobre-prata, porém a primeira possui um alto teor de cobre. Essa diferença sugere que o minério inicial utilizado possuía algumas peculiaridades muito diferentes, além de incitar uma cunhagem específica.

Os especialistas pretendem continuar com a pesquisa para entender o estado medieval que teve uma economia tão bem desenvolvida e com relações comerciais potencialmente importantes nesta região. A busca também compreende obter o conhecimento sobre as técnicas em metalurgia utilizado por esta sociedade em particular.


Banner de parceria entre Diniz Numismática e Collectgram

Postar um comentário

0 Comentários