MOEDAS RARAS OU ESCASSAS? – Descubra se você tem uma em casa.

 


Todo colecionador adora mostrar a coleção para um visitante quando este chega a sua casa. Possuir algumas raridades torna-se fundamental para que o colecionador tenha êxito em sua mostra. Neste artigo você descobrirá algumas peças fundamentais para elevar o nível da sua coleção e atrair a atenção dos visitantes.

Mas lembre-se! Uma coleção não é formada somente por peças, mas pelo conteúdo agregado pelo colecionador ao longo do caminho. Estude e pesquise sobre cada peça adquirida. O contexto histórico é o que de fato irá causar a melhor das impressões quando um visitante lhe fizer uma pergunta sobre uma determinada peça da coleção.

De forma simplificada mostrarei a diferença entre moeda escassa e rara. As moedas são consideradas escassas quando possuem um número moderadamente reduzido de peças cunhadas (tiragem) ou sobreviventes por sua história e sua demanda no mercado igualmente moderada, seja por procura ou oferta. Para ser considerada rara deverá possuir um numero de cunhagem extremamente baixa, peculiaridades históricas relevantes como as moedas achadas em sítios arqueológicos. Estas, quase sempre consideradas moedas raras, seja pelo contexto histórico ou por se tratar de uma moeda única. A demanda de uma moeda rara no mercado será altíssima pela procura e baixíssima pela oferta. Claro que muitas outras observações serão consideradas em uma classificação entre escassa e rara, mas as informações até aqui oferecidas serão o ponto de partida para que você possa aprofundar os seus estudos e pesquisas sobre o tema.

Uma dica importante para colecionadores iniciantes. - Tenha sensibilidade para identificar os aspectos de uma moeda como seu estado de conservação, quantidade de emissão, liga metálica e história. Se você não conhece o mínimo sobre cada uma das características citadas, certamente terá problemas no futuro com moedas falsas e compra de outras peças que irão lhe causar prejuízo. Fique atento ao mercado e sempre escute os mais experientes ou confie nos estudos assimilados a partir de fontes seguras de informação.

A História como aliada. – Como historiador eu não poderia deixar de salientar a importância histórica das moedas em seus mais variados períodos da história do Brasil ou mundial. Todas as moedas surgem e passam por contextos históricos durante o período de sua circulação. Por exemplo, as moedas do Brasil Colônia, Reino Unido e Império, estas, moedas que lhe farão estudar sobre cada um destes períodos. Moedas emitidas durante a segunda guerra mundial pela Alemanha nazista também podem ser de interesse para colecionadores. Por esse motivo a história é importante para o seu desenvolvimento na ciência numismática.

MOEDAS ESCASSAS

 

1 real 1998, Cinquentenário dos Direitos Humanos - A moeda comemora os 50 anos de declaração do Direitos Humanos. Com uma tiragem de apenas 600.000 mil moedas, essa peça é procurada hoje pelos colecionadores focados em que moedas do plano real.


Moeda ilustrativa - A data escassa é 1990

5 centavos 1990 - Uma moeda com uma tiragem de 934.000 mil, não pode ser considerada rara, mas seria corretamente adicionada ao campo das moedas escassas.

500 réis 1932 - Com uma tiragem pouco maior que 34.214 mil moedas, é uma peça com uma procura moderada por colecionadores do Brasil e sua oferta é considerada escassa. Conhecida popularmente por “coletinho” a moeda de 500 réis também não pode ser considera uma moeda rara.

Existem muitas outras moedas escassas na numária brasileira, mas aqui, oferecemos somente uma amostra daquilo que você encontrará em sua busca por conhecimento.

MOEDAS RARAS

Florins Holandeses 1645-1646 – Estas são moedas que podem ser consideradas raras, não possuem uma quantidade de tiragem identificada e são bastante difíceis de serem encontradas em coleções particulares. São conhecidas como moedas obsidionais, por terem sido produzidas para pagamento dos soldados em sua época.

20$000 Réis (Dobrões de Vila Rica 1724-1727) – Também podem ser consideradas moedas raras, com tiragem não identificada e cunhadas em ouro. Em seu contexto histórico mostra Portugal como protagonista na política europeia e mundial e, chegando a uma importante aliança estratégica com a Grã-Bretanha. Os dobrões de 20 mil réis produzidos em Vila Rica, São consideradas moedas valiosas e raras no Brasil e no mundo.

Moeda ilustrativa - A data escassa é 1911 e 1912

500 réis 1911 e 1912 - A moeda de 500 réis de 1911 possui uma tiragem baixíssima de apenas 8.000 mil moedas, enquanto os mesmos 500 réis cunhados em 1912 possuem apenas 2.000 mil moedas cunhadas (ainda mais baixo em tiragem). Em um país continental como o Brasil, as moedas podem ser consideradas peças raras, pois a oferta é baixíssima e a procura elevadíssima. As moedas já estão cotadas na casa dos milhares de reais de acordo seu estado de conservação.

Talvez você não consiga adquirir uma moeda rara com facilidade, e não só pelo custo elevado da peça, mas por não estar disponível no mercado. O mais importante de todo o processo, é o conhecimento na diferenciação entre moeda escassa e rara.

VOCÊ PODERÁ GOSTAR DESSE VÍDEO


Banner: Diniz Numismática apoia Collectprime, uma plataforma digital que ajuda pessoas na jornada de colecionar
Postagem Anterior Próxima Postagem