FÁBRICA DE IDIOTAS - A triste realidade da "numismática" brasileira

 

Você que veste as roupas sujas da usurpação para bradar na web que é numismata e especialista em moedas, tenha um pouco de vergonha e vá imediatamente se lavar. Aproveite a oportunidade para também lavar suas roupas (conceitos)!  Com essa sujeira você está emporcalhando essa importante ciência ao divulgar que compra moedas por 2, 3, 5 ou 10 mil reais. Nos apresente uma negociação concreta, responda o seu público com fatos e provas daquilo que você vende. Eu sei, a comunidade sabe e você passará! Superaremos você e a bolha maldita do real que está destruindo nossa ciência.

Fique sabendo que a Numismática vem do grego clássico νόμισμα - nomisma, e através do latim numisma se torna moeda. É correto afirmar que trata-se de uma ciência, esta, dedicada ao estudo sob o ponto de vista histórico, artístico e econômico das cédulas, moedas e medalhas, muito embora o termo também seja empregado como sinônimo ao ato de colecionar esses mesmos itens.

A numismática engloba ainda outros objetos "monetiformes", ou seja, assemelhados às moedas, como os jetons (geralmente emitidos por corporações para identificar seus membros), moedas particulares (destinadas a circular em círculos restritos, como uma fazenda) ou ainda os pesos monetários (que serviam para conferir os pesos das moedas em circulação). Na atualidade, desenvolveu-se também o conceito de colecionar moedas como forma de investimento (não estão incluídas as moedas de modalidades olímpicas, comemorativas dos 40 e 50 anos do Banco Central, JK e do beija flor), visto que as moedas costumam se valorizar com o passar dos anos e, dessa forma, podem garantir lucro aos “investidores” no momento da revenda.

A numismática faz uso de diversas áreas do conhecimento para estudar as moedas, buscando identificá-las e situá-las no tempo histórico. Porém na atualidade a moeda se tornou, também, um documento histórico, sendo utilizada como “fonte” de dados para pesquisas, pois uma moeda pode facilmente fornecer dados sobre o povo que a cunhou, como sua forma de governo, língua, religião, forma como comercializavam, situação da economia, e até mesmo grau de sofisticação dos povos – através da análise do método de cunhagem – e por isso a numismática tem um papel cada vez maior no estudo da história dos povos.

A preocupação principal da numismática é a moeda, enquanto peça cunhada. Cabe ao numismata analisar as moedas por diferentes métodos e buscando nelas diferentes informações. Durante esse processo o numismata fará uso de conhecimentos adquiridos através de outras disciplinas como a história, a cronologia, a metrologia, a simbologia, a epigrafia, a heráldica, a iconografia, a geografia, a economia, noções dos processos de metalurgia e da evolução nas artes, entre outros campos que podem ser abordados. Não se trata de comprar e vender moedas do real! Aproveite o conteúdo para ao menos saber a história desse circulo de metal que você tanto explora...

VOCÊ PODERÁ GOSTAR DESSE VÍDEO

Postagem Anterior Próxima Postagem