O FIM DO DINHEIRO FÍSICO – O dinheiro físico será extinto no Brasil.

 


Sempre conversávamos ou ouvíamos conversas no meio numismático sobre o possível fim do dinheiro físico como conhecemos. Muitos achavam que o tema se tratava de mera especulação ou até mesmo um boato de péssimo gosto. Não é! Virou realidade.

Se você pensa que o dinheiro como conhecemos será substituído por criptomoedas, está de fato ainda mais enganado! Acredito com extrema fé, que nos próximos anos ou até o fim desta década, o dinheiro físico irá desaparecer. Os pagamentos digitais (como o PIX) já são utilizados em larga escala, em uma velocidade cada vez mais acelerada, decretando o fim das moedas metálicas e do dinheiro de papel em um futuro muito próximo.

O meio de pagamento digital ainda enfrenta resistência em nosso país, parecendo algo complexo e inseguro (coisa que não é!), mas aos poucos o brasileiro vai aprendendo e se familiarizando com essa nova tecnologia. A Suécia é um exemplo de país que praticamente não usa mais o dinheiro físico. Cada país terá seu tempo de adaptação aos meios de pagamento digital, mas a troca do físico pelo digital não será evitada. Claro que em algumas culturas, o dinheiro físico ainda é muito forte e utilizado, muito por oferecer ao portador um sentimento de privacidade e confidencialidade em suas transações financeiras, e isso não poderá ser replicado ou oferecido por sistemas de pagamento digital.

Mesmo com o fim oficial do dinheiro físico, ainda iremos utilizar essas peças maravilhosas. Desta vez, serão vistas e apreciadas como peças de museu repousando em acervos oficiais ou particulares. Será o fim de uma era!


Banner: Diniz Numismática apoia Collectprime, uma plataforma digital que ajuda pessoas na jornada de colecionar
Postagem Anterior Próxima Postagem