GALVANOPLASTIA EM MOEDAS DE 1 REAL - Você sabe o que é?

 

Não tem como ser gentil com quem produz algo assim! Temos que falar a verdade, pois são fortes os indícios de que se trata de um processo chamado de galvanoplastia. Um processo químico ou eletroquímico em que uma fina camada de metal é empregada sobre a superfície de um objeto, metálico ou não. Por isso a moeda pode ser vista totalmente dourada. Abaixo, lhes ofereço algumas chaves que foram revestidas utilizando os princípios da galvanoplastia.

Os tons podem variar chegando bronze, azul, vermelho vibrante e outras cores.

Com esse processo é possível chegar ao tom ideal do anel externo de uma moeda de 1 real, ou até mesmo revestir o anel externo em algo parecido com o níquel ou inox, mas também será possível revestir toda a peça. É algo temeroso para a numismática! Os produtos e o maquinário para esse tipo de trabalho podem ser encontrados em vários sites com valores atraentes, e em contrapartida os falsificadores que utilizam deste método podem alcançar valores atraentes a partir das vendas destas supostas boas peças anômalas ou com defeito comercializadas na internet.


Moeda de 1 real com sinais de Galvanoplastia, com manchas e outros detalhes

Existe uma outra dúvida que deve ser trazida ao debate sobre essa peça. Trata-se da inexistência da marca de encaixe do núcleo ou anel externo, tornando a moeda disco único. Isso pode ser explicado pelo processo de galvanoplastia que é aplicado em toda a moeda, seja para torná-la dourada ou para torná-la totalmente niquelada, pois os espaços são revestidos pela camada de metal aplicada sobre a moedas. Se você vai acreditar em mim eu não sei, mas você pode amargar um belo prejuízo caso não acredite!

IMPORTANTE - Vale lembrar que estamos falando da moeda de 1 real modalidades olímpicas. O disco único revestido em bronze pode ser observado em catálogos de erros com caraterísticas totalmente diferentes daquelas apresentadas no vídeo. Também vale lembrar que a Casa da Moeda do Brasil não considera possível esse tipo de erro. Não esqueça! Quem faz catálogo não produz moedas. Eles só percebem aquilo que circular em nosso meio numismático e colocam nos livros. Alguns possuem critérios e outros não.

Veja nossa opinião sobre o tema!

Postagem Anterior Próxima Postagem