O INÍCIO DO IMPÉRIO ROMANO - E o imperador da época de Jesus cunhado em moeda

A moeda em questão apresenta o imperador Augusto, mas seu nome de nascimento é Caius Octavius. Ele era conhecido como Otávio ou Otaviano durante sua juventude. O personagem fazia parte de uma família rica e foi adotado por Júlio César em 44 a.C. De acordo com a história teria sido o imperador romano da época de Jesus.

Após o assassinato de Júlio César em 44 a.C., é formado o Segundo Triunvirato. Otávio, Marco Antônio e Lépido dividem o poder da República Romana para derrotar os assassinos e reinstaurar a estabilidade.

As ambições dos membros do Triunvirato entram em conflito. Lépido é exilado e Marco Antônio se suicida depois da longa perseguição de Otávio.

Em 29 a.C. Otávio volta a Roma como o único detentor do poder. Ele busca restaurar a República Romana, no entanto, o poder se concentra cada vez mais sobre Otávio!

Em 27 a.C. o Senado confere a ele o título de Augustus, que pode ser traduzido como “o mais ilustre”. Ele usa a mudança de nome para marcar uma nova era de paz no Império. Esse título também confere a ele uma autoridade moral e religiosa.

No mesmo ano, ele também recebe o título de Princeps, que significa “o primeiro Senador”. Isso reafirma o papel dominante que Augusto passa a exercer dentro da nova República.

Além disso, Augusto também recebe o título de Imperator, que era concedido aos generais romanos vencedores. Augusto é o primeiro a incorporar esse título ao seu próprio nome.

Dessa maneira, Augusto dá a impressão de restituir os poderes do Senado. No entanto, o poder é centralizado, pois Augusto assume as principais funções republicanas. Na prática, esse período marca o início do Império Romano!

Augusto instaura diversas reformas tributárias determinantes para o sucesso do Império. A taxação de impostos passa a ser cobrada de maneira permanente e proporcional, diminuindo as diferenças de cobrança entre as províncias.

Por um lado, eram realizados censos populacionais para determinar as cotas tributárias fixas para cada província. Por outro lado, os cidadãos de Roma e da Itália pagavam apenas impostos indiretos (sobre o preço de escravos e sobre as heranças, por exemplo).

Esse novo sistema de cobrança de impostos fortaleceu o poder imperial, dinamizando o comércio e financiando novas conquistas militares. 

Augusto morre em 14 d.C., aos 76 anos, provavelmente por causas naturais. Existem rumores que culpam sua esposa, Lívia, de ter envenenado o Imperador. O seu filho adotivo, Tibério, passa a comandar o Império Romano.

Fonte: Jafet Numismática 



Postagem Anterior Próxima Postagem