D. PEDRO II E SUA RELAÇÃO COM O COLECIONISMO DE MOEDAS Explorando o interesse numismático do imperador brasileiro

D. Pedro II, o último imperador do Brasil, é uma figura icônica na história do Brasil. Conhecido por seu intelecto e interesse em diversas áreas do conhecimento, é natural questionar se o imperador também possuía um interesse pelo colecionismo de moedas e pela numismática. Neste artigo, vamos explorar a relação de D. Pedro II com o colecionismo de moedas, investigando se o imperador brasileiro, além de suas responsabilidades governamentais, também dedicava parte de seu tempo ao fascinante mundo das moedas antigas.

D. Pedro II era um homem notavelmente instruído e curioso, conhecido por seu amor pela ciência, literatura e artes. Sua paixão pelo conhecimento o levou a ser membro de diversas sociedades científicas e a acumular uma vasta coleção de livros raros. Diante dessa característica, é válido questionar se o colecionismo de moedas também estava entre seus interesses.

Correspondências e breve registro histórico

Ao investigar a possível relação de D. Pedro II com o colecionismo de moedas, foi necessário examinar correspondências e registros históricos relacionados ao imperador. Cartas, diários ou outros documentos que pudessem mencionar uma possível coleção ou interesse por moedas, no que seriam relatos que pudessem fornecer pistas importantes sobre o assunto.

A coleção numismática de D. Pedro II

Em nossa pesquisa gostaríamos de oferecer aos leitores um desfecho mais detalhado, mas o que encontramos nos limitou por ser apenas um relato de uma possível coleção numismática de propriedade do Imperador. Embora não haja evidências concretas de que D. Pedro II tenha sido um colecionador ávido de moedas, existem trechos nos diários e relatos, que o imperador possuía algumas moedas antigas em sua coleção pessoal. Essas moedas, no entanto, parecem ter sido adquiridas mais por seu valor histórico do que por seu interesse específico na numismática. 

Em alguns relatos é possível perceber que possivelmente a peça da coroação de Pedro I e moedas que contavam sua própria trajetória como imperador estavam entre as moedas históricas carinhosamente guardadas pelo imperador.

O motivo de D. Pedro II não ser um numismata? 

É importante levar em consideração o contexto histórico no qual D. Pedro II viveu. Como imperador de um país em desenvolvimento e em meio a turbulências políticas, é compreensível que suas atividades estivessem mais voltadas para assuntos governamentais do que para hobbies pessoais como versam as páginas dos diários consultados.

O legado de D. Pedro II

Embora não seja possível afirmar com certeza a extensão do interesse de D. Pedro II pelo colecionismo de moedas, seu legado como um patrono das artes e das ciências ainda ecoa nos dias de hoje. Sua contribuição para o enriquecimento cultural e intelectual do Brasil é inegável.

Reiteramos que em nossa pesquisa não há evidências claras de que D. Pedro II tenha sido um colecionador ávido de moedas, mas existem indícios de que ele possuía algumas moedas antigas em sua coleção pessoal. Seu interesse pelos campos da ciência, literatura e artes sugere que ele poderia ter apreciado o fascinante mundo numismático, mas não são suficientes para tornar o Imperador do Brasil um numismata de fato.

D. Pedro II e seu amor pelas artes e os vastos campos da ciências, e sua dedicação ao conhecimento acadêmico, certamente inspirou gerações futuras. Mesmo que seu envolvimento com o colecionismo de moedas não possa elevá-lo ao patamar de numismata, caberá aos historiadores investigar com mais profundidade essa relação de D. Pedro II com a numismática e através destes estudos, com felicidade refutar essa afirmação que momentaneamente faço de acordo com aquilo que pesquisei e me aprofundei.

Ao explorar a relação de D. Pedro II com o colecionismo de moedas, nos aproximamos um pouco mais do panorama multifacetado da vida desse importante líder histórico mesmo que de forma breve e resumida. Através de seus feitos e interesses variados, D. Pedro II continua a ser uma figura relevante e admirada no mundo da cultura e do conhecimento.

Que a lembrança de D. Pedro II nos inspire a buscar conhecimento, valorizar nosso patrimônio histórico e estimular o amor pelo estudo e pela preservação da rica história do Brasil e do mundo.

Fontes: O sigilo dos documentos consultados e de seu detentor foi solicitado como condição para a publicação deste breve artigo. As imagens utilizadas foram retiradas do site http://www.moedasdobrasil.com.br/

Inscrição no canal Diniz Numismática

Conheça nosso canal no YouTube!

Clique no botão abaixo para se inscrever em nosso canal e acompanhar conteúdos sobre moedas, notas e também saber quanto vale as moedas que você tem em suas mãos.

Postagem Anterior Próxima Postagem