MOEDAS FURADAS Elas possuem algum valor?

Desde tempos antigos, a humanidade tem encontrado maneiras criativas de expressar sua cultura e identidade através da arte. Uma forma fascinante de arte que tem perdurado ao longo dos séculos é o entalhe em moedas, popularmente conhecido como "furar moedas". Esta prática não apenas envolve a modificação física de moedas, mas também carrega consigo uma rica herança cultural e uma variedade de usos. Neste artigo, vamos explorar a cultura por trás do ato de furar moedas, suas origens históricas e os diferentes propósitos que essa prática serviu ao longo do tempo.

Origens e História - A prática de furar moedas tem raízes profundas na história da humanidade. Ela remonta a várias civilizações antigas, como os romanos, gregos, chineses e persas. Originalmente, o entalhe em moedas era realizado manualmente, usando ferramentas simples para criar detalhes intricados nas superfícies das moedas. À medida que as técnicas evoluíram, as moedas furadas tornaram-se um meio de comunicação visual, permitindo que as culturas compartilhassem símbolos, crenças religiosas e histórias através dessas pequenas obras de arte.

Expressão Cultural e Identidade - A cultura de furar moedas é um testemunho do desejo humano de deixar uma marca duradoura e única em objetos cotidianos. As moedas furadas muitas vezes apresentavam imagens religiosas, retratos de líderes, símbolos nacionais ou cenas históricas. Cada entalhe tinha um significado específico, e essas moedas modificadas eram frequentemente usadas como amuletos, lembranças de viagem e símbolos de afiliação a grupos culturais ou políticos.

Usos e Significados - Ao longo dos séculos, o ato de furar moedas adquiriu uma ampla gama de usos e significados. Aqui estão alguns dos propósitos mais comuns associados a essa prática:

1. Amuletos e Talismãs - Muitas culturas (principalmente as orientais) acreditavam que moedas furadas possuíam poderes protetores ou mágicos por terem sido projetadas para ser uma espécie de portal de ligação entre o mundo material e o oculto. Essas moedas eram frequentemente usadas como amuletos ou talismãs para atrair boa sorte, afastar energias negativas ou garantir a segurança do portador.

Pulseira da cultura religiosa cigana

2. Comunicação Secreta - Em tempos de opressão política ou religiosa, moedas furadas eram usadas como meio de comunicação secreta entre grupos ou indivíduos. Símbolos ou padrões específicos eram entalhados nas moedas para transmitir mensagens codificadas que apenas aqueles familiarizados com o código poderiam decifrar.

Moedas utilizadas para comunicação entre grupos políticos

3. Lembranças e Presentes - Moedas furadas também eram frequentemente adquiridas como lembranças de viagens ou como presentes simbólicos servindo como pingente em um cordão. Ter uma moeda entalhada de um lugar distante era uma maneira tangível de lembrar uma experiência significativa ou compartilhar uma conexão especial com alguém.

Moedas como pingente

4. Identidade e Afirmação Cultural - Moedas furadas muitas vezes representavam uma forma de afirmação cultural e identidade. Elas eram utilizadas para demonstrar pertencimento a grupos étnicos, religiosos ou políticos específicos, mostrando orgulho em suas origens e crenças.

Moedas imperiais japonesas

5. Transporte - Em culturas orientais as moedas furadas também facilitavam o transporte de valores por parte de comerciantes e viajantes. Pois podiam transportar os valores sem o risco de perda, passando um simples cordão de couro no meio das moedas, agrupando tais valores próximos ao corpo.

Moeda com furo de transporte utilizada no oriente médio

A Evolução Contemporânea - Com o avanço da tecnologia, o ato de furar moedas passou por uma transformação. Hoje em dia, a prática evoluiu para incluir técnicas de corte a laser e máquinas CNC (controle numérico por computador), permitindo furos precisos e intrincados nas moedas. Além disso, existe a visão de que essas moedas são em maioria um ato de vandalismo. Este não está descartado, mas é preciso salientar que o vandalismo é percebido após o segundo terço do século 20, onde o laço de identidade e afirmação cultural parece ter sido de alguma forma quebrado. 


A cultura de furar moedas é amplo e um testemunho da criatividade e expressão humanas que transcende gerações. Desde suas origens antigas até sua evolução contemporânea, essa prática tem desempenhado papéis diversos, desde a expressão de identidade cultural passando pela comunicação secreta até chegar ao simples ato de vandalismo. A arte de furar moedas continua a encantar alguns colecionadores, e muito nos intriga. Os furos nas moedas revelam a profundidade da peça monetária em conexão direta com a arte, cultura e a história.

À medida que exploramos a rica história por trás do ato de furar moedas e os diversos propósitos que essa prática serviu, convidamos você a continuar sua jornada de descoberta. Nosso site oferece uma variedade de artigos fascinantes sobre arte, cultura e história, que certamente expandirão seus horizontes e enriquecerão seu conhecimento numismático.

Convidamos você a explorar mais conteúdos emocionantes e informativos em nosso site. Cada artigo oferece uma oportunidade única de mergulhar em diferentes aspectos da cultura humana e do mundo que nos cerca. Obrigado por nos acompanhar nesta exploração cultural, e esperamos que você continue a desfrutar de nossos conteúdos diversificados.

Inscrição no canal Diniz Numismática

Conheça nosso canal no YouTube!

Clique no botão abaixo para se inscrever em nosso canal e acompanhar conteúdos sobre moedas, notas e também saber quanto vale as moedas que você tem em suas mãos.

Gostou do conteúdo? Considere compartilhar essa incrível descoberta com seus amigos!




Postagem Anterior Próxima Postagem