ERRO NA LEGENDA - 500 cruzados Villa Lobos



As descobertas no universo numismático e notafilico não param. Muito se fala sobre Réis e outras raridades, mas os colecionadores estão deixando de lado as belas e curiosas séries emitidas em outros padrões monetários. É preciso ter em mente que “nem tudo que é antigo é raro ou caro, mas nem tudo que é recente pode ser considerado comum”.

É preciso olhar para outros padrões monetários com o mesmo cuidado que se olha para peças que circularam no período colonial brasileiro. Não podemos deixar de estudar as peças que podem nos brindar com possíveis e interessantes descobertas. Muitas peças são deixadas no limbo do colecionismo. O cruzado é um exemplo desse descaso com alguns padrões monetários.


O cruzado também possui peculiaridades e raridades. Em estudo realizado com algumas peças de nosso acervo (Diniz Numismática) constatamos um "erro" que até então muitos colecionadores não perceberam com o passar dos anos, alguns catálogos sequer mencionam o erro desta cédula, fazendo com que elas sejam meras integrantes de um padrão monetário desvalorizado pelos colecionadores e por todos os catálogos do ramo.

A cédula apresenta a efígie de Heitor Villa Lobos, onde podemos observar o Maestro em posição de regência com vista de uma floresta brasileira, fonte de inspiração permanente do artista, Johann Moritz Rugendas. A cédula foi lançada em 1986, e tinha seu valor facial fixado em 500 cruzados. O importante nesta cédula é a descoberta de um erro que pode ser considerado por alguns como uma variante, por conta do erro de grafia na legenda presente na composição da cédula, onde a letra "a" aparece sem crase: "considero minhas obras como cartas que escrevi a posteridade sem esperar resposta"


Segundo o BC, somente as cédulas com as chancelas de Dílson Funaro e Fernão Bracher (Séries A0001/A02352) possuem esse erro, que foi posteriormente retificado. Uma vez corrigido, as cédulas acabaram por trazer a nova legenda com crase: "considero minhas obras como cartas que escrevi à posteridade sem esperar resposta".


Com isto, temos a confirmação de uma peça que merece ser estudada por todos nós. Nossos olhos devem estar atentos como colecionadores e estudiosos. Ainda temos muitas descobertas reservadas ao meio numismático e notafilico brasileiro.

Artigo Atualizado em 20 de outubro de 2020 - 19h10
Colaboraram para a nossa attualizacao: Leandro Guimaraes Ribeiro e Fabio Scalabrini 


Banner de parceria entre Diniz Numismática e Collectgram

Postar um comentário

12 Comentários

  1. Incrível, eu tinha uma sem o crase à venda, e não sabia. Já voltei ela pra coleção.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Bruno. Tempos atrás o site do BC mantinha várias informações detalhadas sobre as emissões de cédulas brasileiras. Infelizmente, a página parece ter sido "enxuta" e essas informações foram desconsideradas. De fato, esse erro existe. Segundo o BC, somente as cédulas com as chancelas Dílson Funaro/ Fernão Bracher (Séries A0001/A02352 - todas elas) possuem esse erro, que foi retificado, como você registrou em seu artigo.

    ResponderExcluir
  3. Hum tenho muintas notas por aqui inclusive tem 4 dessa de 500

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As cédulas de 500 cruzado tem que ter a letra A ow não

      Excluir
  4. tenho duas; A 1555018773 A e A2231084221 A . A PRÓSITO TENHO UMA DE 10 reais de 2010 com erro também de impressão, onde o zero de 10 e o S de Reais foRAM impressos na ponta da nota à esquerda. ME PARECE ÚNICA, POIS NÃO VI AINDA FALAR SOBRE ESSE TIPO DE ANOMALIA. SE INTERESSAR PESQUISAR POSSO MANDAR FOTO. OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos envie uma imagem amigo. Será um prazer poder analisar sua peça!

      Excluir
  5. como entrei por agora, e tenho pesquisado e garimpado, as cédulas de 2010, a de 2, 5, 10, e 20 Reais tem apresentado defeitos de impressão na ponta, umas com traços menores do lado da efígie entre o 'Deus sela Louvado' e o numero do valor de faCE DA CÉDULA. já separei mais de 5.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou curioso para ver aquilo que observou. Nos envie um e-mail diniznumismatica@gmail.com

      Excluir
  6. OK bRUNO. VOU Mandar por e-mail. Observei também que em várias moedas de 2020 de 0,50 centavos o MAPA junto da efígie está com uma cunhagem lisa, quando ela é em desenho em alto relevo.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho aqui mais de 60 cédulas Nova série A completa falta alguma pra mim completa se enteressa eu vendo todas

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho mais de 60 cédulas Nova série A 7176016315 A até no final 60
    E gostaria de saber se ela tem que ter A e crase À ow não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TEM QUE TER A CRASE NO A. OBS. NÃO COMPRO, SÓ VENDO.

      Excluir