PROPAGANDA NO DINHEIRO (100 CRUZEIROS) – Os Cruzeiros da era Vargas. “Cultura Nacional”.


Chegamos ao meio da série de postagens que desnuda o verdadeiro significado das alegorias nas cédulas do padrão Cruzeiro. A próxima cédula, trata-se dos 100 cruzeiros alusivos ao imperador D. Pedro II, com reverso alusivo a cultura nacional.

A exemplo da cédula anterior, esta também não relaciona o homenageado (imperador D.Pedro II) com o seu governo, mas sim com a cultura nacional. Neste caso é preciso notar que o imperador é lembrado não pelo incentivo à cultura dado pelo seu governo, mas por sua erudição própria, pelo amor que possuía pela cultura.

Durante seu período como imperador do Brasil, D. Pedro II focou no desenvolvimento econômico e social do país, sendo construídas as primeiras linhas telegráficas e a primeira estrada de ferro do país.

Foi nesse período que as leis abolicionistas avançaram:

Lei Bill Aberdeen (1845);
Lei Eusébio de Queirós (1850);
Lei do Ventre Livre (1871);
Lei dos Sexagenários (1887);
Lei Áurea (1888).

O imperador também viajou para diversas partes do País e do mundo com o intuito de conhecer as diversas inovações tecnológicas e trazer para seu país natal. Nesse período, deixou sua filha Isabel como regente do País.

Note que na história do Brasil Getúlio Vargas também possui papel de destaque por sua atuação. Vargas fez fortes investimentos nas áreas de infraestrutura: criação da Companhia Siderúrgica Nacional, Companhia Vale do Rio Doce e Hidrelétrica do Vale do São Francisco. Em 1938, criou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, além da criação da Justiça do Trabalho em 1939.

 Durante seu governo ainda criaria vários direitos trabalhistas, entre eles, o salário mínimo, Consolidação das Leis do Trabalho, semana de trabalho de 48 horas, Carteira profissional e férias remuneradas.

Veja que novamente o passado era retratado aludindo aquilo que Vargas planejava para o seu governo.


100 Cruzeiros 1943 1ª ESTAMPA - Autografada (ABN)

100 Cruzeiros 1949 2ª ESTAMPA - Autografada (TLR)



Perdeu as últimas postagens da série?
PROPAGANDA NO DINHEIRO (500 CRUZEIROS) - Os Cruzeiros da Era Vargas. "Abertura dos Portos".



Banner de parceria entre Diniz Numismática e Collectgram

Postar um comentário

0 Comentários