OURO ILEGAL EM MOEDAS E MEDALHAS DO BRASIL – A Casa da Moeda precisa comprovar que o ouro fornecido por empresa acusada de ligação com garimpo ilegal na Amazônia não foi utilizado em moedas e medalhas.

Em 2021 um escândalo ficou encoberto por muitos numismatas com trânsito livre na Casa da moeda. Como colecionador me sinto triste por saber que o silêncio entre os numismatas foi quase que unânime, e que não vimos nenhuma instituição numismática solicitar formalmente explicações para a CMB. Mas já que a poeira foi parar embaixo do tapete dos numismatas mais aclamados, resta ao nosso site informar aos colecionadores independentes, que a Casa da Moeda está vendendo medalhas e moedas comemorativas que podem ter sido fabricadas com ouro fornecido por uma empresa acusada pelo Ministério Público Federal (MPF) de ser uma das principais comercializadoras de ouro extraído de garimpos ilegais na Amazônia.

A fornecedora da Casa da Moeda é a empresa FD'Gold. Segundo o MPF, entre 2019 e 2020, a FD'Gold comercializou pelo menos 1,3 mil quilos de ouro de origem clandestina. Especialistas afirmam que há risco reais deste ouro ilegal e oriundo da Amazônia ter abastecido o mercado formal.

As empresas foram procuradas, mas alegaram sigilo comercial e não informaram que documentos ou procedimentos adotam para garantir aos colecionadores que as medalhas e moedas vendidas com ouro da FD'Gold não são feitas com ouro ilegal.

Após a reportagem feita pela BBC News, a Casa da Moeda emitiu um novo posicionamento informando que o contrato com a FD'Gold prevê exigências "socioambientais e anticorrupção". O texto do contrato prevê exigência de que as duas partes cumpram a legislação ambiental e que não utilizem recursos oriundos de danos ambientais.

E O BANCO CENTRAL? A instituição diz que só é responsável pela fiscalização do ouro depois que ele é comprado por instituições financeiras.

E AS INSTITUIÇÕES NUMISMÁTICAS? Não é de conhecimento do nosso site que estas tenham feito qualquer manifestação pública solicitando explicações. 

Fonte: MPF / BBC News

Imagens: Montagem com imagens do IBAMA e medalha comercializada pela CMB.


Banner: Diniz Numismática apoia Collectprime, uma plataforma digital que ajuda pessoas na jornada de colecionar

Postagem Anterior Próxima Postagem